No Outubro Rosa, Ceará Mascate destaca importância dos exames de prevenção ao câncer de mama

CearáMascate 01.10.2018 2"Se você descobre o problema no começo, a chance de se reverter isso é muito grande”, salientou Ceará Mascate03/10/2018 - O Outubro Rosa, campanha nacional que estimula a participação da sociedade no controle do câncer de mama, foi abordado pelo vereador Ceará Mascate (PPS), durante discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (1º/10). O parlamentar destacou a importância de atividades preventivas, especialmente a partir da realização de exames médicos.

“Peço a você, cidadã, que vá fazer o exame. Pois se você descobre o problema no começo, a chance de se reverter isso é muito grande”, salientou. O vereador também ressaltou que, segundo pesquisas, o câncer de mama também acomete homens, mas com incidência bem menor: a cada mil indivíduos, um chega a adquirir a doença, explicou.

Ceará também disse que, na segunda-feira, visitou uma montemorense que se recupera de câncer de mama. Disse, ainda, que dentre os diversos efeitos colaterais causados pelo tratamento, a perda de cabelo, segundo pesquisas científicas, costuma ocasionar queda da autoestima, agravando ainda mais a doença, que pode inclusive levar a óbito.

O vereador disse que se vestirá de rosa em todas as sessões de outubro, em alusão à campanha. Em aparte, Jesus Lopes (PR) parabenizou a iniciativa; e Waltinho Assis (PDT) reforçou convite para que todos os parlamentares façam o mesmo. Já Pastor Elias (MDB) comemorou a notícia de que a Unicamp desenvolveu remédio inédito capaz de matar células do câncer de bexiga.

CENÁRIO

De acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer, o Outubro Rosa é celebrado anualmente, “com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”.

Segundo a prefeitura, a USF “Higor César Ramos” foi a primeira de Monte Mor a definir as ações preventivas, neste ano. “Ao longo do mês serão realizadas cerca de 130 coletas de exame de Papanicolau e todas as mulheres acima dos 40 anos serão encaminhadas para a realização do exame de mamografia”, explica o Executivo. As demais USF também devem promover ações.

RECURSOS

Cerá Mascate também disse que participou, na última quinta-feira (27), de uma audiência pública da área da saúde, realizada no plenário da Câmara. Segundo o vereador, a principal recomendação foi a de que os vereadores busquem recursos, através de emendas parlamentares, para a área de custeio, visando, por exemplo, à diminuição da fila de espera de exames médicos. De acordo com Ceará, atualmente, no município, a espera pelo agendamento de exames pode chegar a quatro meses. Daí a necessidade de obtenção de recursos para a área.

OUTROS ASSUNTOS

A recente instalação de iluminação pública no Recanto dos Palmares também foi abordada. Ceará disse que visitou o bairro, recentemente, e constatou a qualidade do serviço. Disse, ainda, que “o mérito é dos cidadãos”, que reivindicaram tal melhoria ao Poder Público.

O vereador também disse que, no São Clemente, moradores reclamam que as cercas - construídas no entorno do local onde foram plantadas 40 mil mudas de árvores - têm sido furtadas. Ele lamentou o fato, destacando que tal atitude é criminosa.