Pastor Elias defende maior valorização dos professores e cita caso de violência praticado em sala de aula

PastorElias 24.09.2018 2“Como vamos crescer e ver um mundo melhor, se nós não respeitarmos os professores?”, questiona Pastor Elias26/09/2018 - “Estamos vivendo num mundo tão complexo, tão difícil de entender, onde professores estão sendo desrespeitados”. O diagnóstico foi feito pelo vereador Pastor Elias (MDB), durante discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (24). “Como vamos crescer e ver um mundo melhor, se nós não respeitarmos os professores?”, questionou.

O parlamentar citou o ocorrido com o professor Thiago Conceição, que foi “agredido e desrespeitado em sala de aula, por um bando de marmanjos”. As imagens, que mostram alunos ofendendo o docente, numa escola pública de Rio das Ostras - RJ, ganharam repercussão. Para Pastor Elias, tal atitude simboliza o clima de “desrespeito à autoridade do professor”.

No discurso, o vereador também lembrou que, conforme levantamentos divulgados no ano passado, apenas no Estado de São Paulo mais de 50 mil professores estão afastados da sala de aula, por problemas como transtornos e depressão. “O professor tem que ser respeitado. Ele é formador de um cidadão, ali na classe”, disse.

Os baixos salários, segundo Pastor Elias, também favorecem a desvalorização. O vereador citou matéria do jornal Correio Popular, que informa que Campinas é a segunda cidade brasileira que melhor paga os professores, com um salário de R$5.409,11. “Só perde para a capital do Maranhão, São Luís, e paga mais do que a média do piso nacional, que é de R$2.455,35”, disse.

“Desejo que todos os professores do Brasil tenham um salário como o de Campinas”, ressaltou Pastor Elias, também lembrando que pesquisas recentes mostram que, no meio acadêmico, diminui a cada ano o percentual de universitários que desejam seguir a profissão. “E nos anos 50, 60, 70, ser professor era motivo de orgulho”, lembra o vereador.

ESTRUTURA

A infraestrutura dos colégios também foi criticada por Pastor Elias. “Hoje vemos prédios públicos depredados, escolas depredadas”, disse. O parlamentar também lamentou a construção de muro alto no entorno da escola do bairro Jardim Panorama, em Monte Mor. “Era um alambrado que tinha ali. Hoje parece um cadeião”, frisou.

O vereador também associou os problemas na área da educação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), implementado no Brasil no início dos anos 1990. “O Eca, em partes, pecou. Pois ele tirou a autoridade do pai, da mãe”, disse. Para Pastor Elias, pais que repreendem filhos, visando educá-los, podem ser denunciados à polícia, devido às normas do Estatuto.

APARTES

Ceará Mascate (PPS) lamentou a situação em que a educação se encontra hoje. Disse que as profissões de professor e policial estão desvalorizadas. Ressaltou que a culpa é “também do Estado”, que não investiu em “qualidade e capacitação profissional”, por exemplo.

Já Jesus Lopes (PR) citou cita passagem bíblica para reforçar a importância do conhecimento e da cultura para a garantia de melhorias sociais. Também reiterou a importância do patriotismo e de princípios de “moral e cívica”. “Os valores familiares estão sendo desgastados”, disse.