Em discurso na Câmara, João do Bar sugere implantação de agência do INSS no município

JoãoDoBar 27.08.2018 3O vereador João do Bar, durante discurso30/08/2018 - Em discurso no plenário da Câmara, na última segunda-feira (27), o vereador João do Bar (MDB) sugeriu a implantação de uma agência do INSS em Monte Mor. Para o vereador, isso evitaria que munícipes tenham que viajar a cidades vizinhas, para acessar tais serviços.

O parlamentar reclamou que, com a aposentadoria de uma funcionária que prestava orientações sobre questões previdenciárias, “as pessoas [moradores] estão sem opção”. E precisam viajar até Capivari, Hortolândia ou Sumaré, para obter esclarecimentos.

“[Monte Mor] é a única cidade [da região] que não tem agência do INSS”, disse, lembrando que, “na gestão passada”, foi adquirido um terreno - alvo de denúncias de superfaturamento - com esse objetivo. “Um lugar que poderia ser feita agência do INSS e está parado”, reclamou.

ESGOTO

O vereador voltou a pedir que a limpeza de fossas sépticas, em Monte Mor, seja retomada. E sugeriu uma reunião com a Sabesp, para abordar o problema. João do Bar ainda denunciou, especificamente, o caso do Jardim Colina, onde o esgoto está escorrendo, a céu aberto, devido ao problema nas fossas. “A Sabesp tinha que tomar providências, sobre esse caos”.

SÃO DOMINGOS

No pronunciamento, o vereador pediu que a prefeitura providencie a retirada de entulhos, na Rua 2, do bairro Jardim São Domingos. Segundo o parlamentar, barracos foram derrubados, na época da mudança das famílias para os apartamentos do Minha Casa Minha Vida. Entretanto, os entulhos foram deixados no local, propiciando a proliferação de insetos.

CEMITÉRIO

O vereador também concordou com o discurso de Eduardo Bispo (PSDB), que havia reclamado que o Cemitério Municipal já não disponibiliza sepulturas horizontais (feitas abaixo do solo) para as pessoas que não possuam terrenos, mas apenas os jazigos verticais (conhecidos como gavetas). E denunciou, ainda, que é comum moscas saírem de tais jazigos, incomodando as pessoas nos momentos de enterros. Tal fato, disse João, pode inclusive disseminar doenças.

APARTES

Andrea Garcia (PDT) disse que pessoas têm procurado o CRAS, em busca de orientações previdenciárias. Disse, ainda, que existe um novo terreno para construção do INSS, no bairro Cidade Jardim, já “aprovado pela Câmara”. Após a eleição, a vereadora sugeriu uma reunião com deputados federais, visando pleitear recursos para implantação da agência.

Eduardo Bispo reafirmou seu discurso, dizendo ser favorável que o município dê opção para que os moradores enterrem seus entes, em jazigos verticais e horizontais. Já Ceará Mascate (PPS) lembrou que as “gavetas não são ilegais”, mas que precisam ser “feitas com boa engenharia”, e sejam mantidas “bem lacradas”, evitando insetos. Defendeu, ainda, que seu uso seja opcional.