“Um direito está sendo violado”, destaca Andrea Garcia, autora da moção de apelo contra “pente-fino” do INSS

AndreaGarcia 20.08.2018Segundo Andrea Garcia, peritos do INSS têm questionado até relatórios de médicos da Unicamp27/08/2018 - Autora da moção de apelo 10/2018, que critica o “pente-fino” em aposentadorias e benefícios que vem sendo realizado pelo INSS, em todo o país, a vereadora Andrea Garcia (PDT) comentou a propositura, na última segunda-feira (20). A moção foi aprovada por unanimidade, durante a sessão ordinária da Câmara. Para Andrea, “faz-se necessário medidas seguras e eficazes, para que não aconteça o cancelamento dos benefícios daqueles que não têm possibilidade alguma de serem inseridos no mercado de trabalho”.

A vereadora mencionou, no discurso, que “pessoas sem condição alguma de trabalhar - ou seja, que não estão aptas a desenvolver qualquer tarefa - estão recebendo ‘alta’ [em perícias do INSS]”, incluindo vítimas de AVC, lúpus, esclerose múltipla e até câncer. “Os médicos da Previdência estão sendo assassinos”, ressaltou Andrea, citando o caso de um montemorense, morador do Jardim Paviotti, que sofreu um AVC há 20 anos, possui sequelas nos braços e nas pernas, e mesmo assim teve o benefício cancelado, há dois meses.

“Devemos estar atentos quanto ao propósito do Ministério do Desenvolvimento Social, que entende que com a revisão dos benefícios existe a previsão de economizar em torno de R$15,7 bilhões, às custas daqueles que estão impossibilitados de trabalhar”, ressalta a vereadora, na moção. “O objetivo da Previdência é identificar irregularidades. Mas essas irregularidades não estão em quem recebe salário mínimo [...] O mais carente é o mais prejudicado”, destacou, lembrando que existem situações de deputados que recebem até duas pensões, irregularmente.

Segundo Andrea, peritos do INSS têm questionado até relatórios de médicos da Unicamp. Além disso, explicou a vereadora, em algumas situações a manutenção do pagamento está condicionada à apresentação de exames complexos, como ressonâncias magnéticas. Com isso, cidadãos têm tido suas aposentadorias canceladas, devido à impossibilidade de apresentar os exames. A vereadora também criticou o 135, serviço de atendimento telefônico, cujo tempo de espera chega a 40 minutos, prejudicando os usuários. “Um direito está sendo violado”, concluiu.

OUTROS ASSUNTOS

Andrea também informou aos beneficiários do Bolsa Família, moradores do Jardim Capuavinha e Jardim Progresso, que é necessário levar as crianças para fazerem a pesagem, no posto de saúde. Esta é uma condicionalidade para a manutenção do benefício, que poderá ser bloqueado, em caso de desatendimento. A vereadora também agradeceu aos moradores da Vila Possato, ao prefeito, ao secretário de Obras e à empresa Asvotec, pela realização da ação solidária que permitiu a colocação de alambrado, no entorno do parque de recreação, no final de semana.