Ceará Mascate solicita instalação de placas educativas no Paulista e São Clemente, visando coibir o descarte irregular de lixo

CearáMascate 20.08.2018Ceará pediu maior consciência dos moradores, já que a coleta de lixo ocorre três vezes por semana24/08/2018 - Através da indicação 373/2018, o vereador Ceará Mascate (PPS) solicita ao Poder Executivo a implantação de placas com os dizeres “Proibido Jogar Lixo e Entulho”, nas proximidades das torres de alta tensão, nos bairros Jardim Paulista e Parque Residencial São Clemente. De acordo com o vereador, o objetivo é coibir o descarte irregular de lixo.

Em pronunciamento na Câmara, na última segunda-feira (20) - durante a mesma sessão em que a indicação esteve na pauta - Ceará ressaltou que a implantação da medida é urgente. Segundo o vereador, as placas precisam conter, ainda, o número da lei municipal que trata do assunto, assim como o valor da multa que pode ser aplicada às pessoas que infringirem a norma.

Em vigor desde 2008, a lei municipal 1289 “dispõe sobre a limpeza de terrenos, construções de muros e passeios”. Em 2016, a Câmara aprovou projeto que estende a multa de 5 VRs (Valores Referência) àqueles que, sendo ou não proprietários, depositem lixo, restos vegetais ou entulhos em terrenos particulares ou de domínio público.

No discurso, Ceará pediu maior consciência dos moradores, já que a coleta de lixo ocorre três vezes por semana. E orientou que os munícipes denunciem ao Poder Público a ocorrência do descarte irregular, auxiliando na fiscalização, tal qual prevê a legislação municipal. “Você, cidadão, tem o poder de atuar também”, destacou.

OUTROS ASSUNTOS

Ceará também informou que esteve na Policlínica Municipal, na segunda-feira, fiscalizando a dinâmica dos agendamentos de consultas. “Não vi nenhum mau atendimento”, disse o vereador, ressaltando que ficou no local por cerca de trinta minutos. Segundo ele, aproximadamente 400 pessoas estiveram na unidade, naquele dia.

O parlamentar também agradeceu ao vereador Sargento Monteiro, de Pau dos Ferros-RN (sua cidade natal). De acordo com Ceará, Sargento parabenizou, em ligação telefônica, a atuação da Câmara de Monte Mor. No discurso, Ceará também ressaltou a importância da vacinação de crianças, contra o sarampo e a paralisia infantil.

APARTES

Jesus Lopes (PR) sugeriu a adoção de projeto de “monitoramento dos pontos críticos de lixo”, com aplicação de multa, tal qual já ocorre em Americana. Waltinho Assis (PDT) lembrou que é autor da lei que prevê a aplicação de multa às pessoas que façam o descarte irregular. Zé Fernandes (PSDB) informou que as pessoas que tenham objetos maiores, como sofás, devem ligar para a Secretaria do Meio Ambiente, agendando o serviço de remoção do entulho.