Reivindicações em prol do CRAS são alvo de indicações de Andrea Garcia

Servidora pública municipal, atuando como assistente social, Andrea demonstrou, em seu discurso na Câmara, ontem (02), preocupação com as pessoas em vulnerabilidade social usuárias destes espaços.

A indicação 193/2017 solicita que a prefeitura compre duas vans ou micro-ônibus para os transportes de idosos do CRAS do centro e do CRAS do Jardim Paulista. Segundo Andrea, os veículos são necessários para atender os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), ofertado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

De acordo com a vereadora, o SCFV é um “serviço de proteção básica, com foco o desenvolvimento de atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, da sociabilidade, do fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário e da prevenção à situação de risco social”.

Andrea ressaltou  que o CRAS do centro atende 60 idosos cadastrados no MDS [o CRAS do Jardim Paulista atende outros 50], que participam de projetos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. “Precisamos de transporte, para locomovê-los para atividades de lazer e culturais”, disse a vereadora.

Outra reivindicação de Andrea, feita em conjunto com a vereadora Neide da Especialidade (PMDB), consta da indicação 197/2017. Através dela, as vereadoras pedem ao Executivo a construção de um novo CRAS, para atender os moradores dos bairros Jardim Panorama, Jardim do Engenho, São Rafael e, ainda, os contemplados do “Minha Casa Minha Vida”.

Segundo a vereadora, com os contemplados do programa “Minha Casa Minha Vida”, o número de referenciados no CRAS centro chegará a três mil famílias (já que esse território abrange o CRAS central); mas os espaços são insuficientes. “O prédio do centro é um prédio antigo, e não tem salas adequadas para o público”, ressaltou a vereadora. “Buscaremos, juntos com o Poder Executivo, recursos suficientes para que possamos fazer esta construção”, concluiu.