Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > > Covid19 > > Prevenção do suicídio e atribuições do Poder Legislativo foram temas de “lives” da Elemmor, na última semana
Início do conteúdo da página

Prevenção do suicídio e atribuições do Poder Legislativo foram temas de “lives” da Elemmor, na última semana

VanessaFaleiros 07.10.2020Vanessa Faleiros, enfermeira especialista em Saúde Mental e Cognição13/10/2020 - Na semana passada, a Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) realizou duas videoconferências, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara. Os eventos abordaram assuntos de interesse público, como a prevenção do suicídio (em alusão ao Setembro Amarelo) e as atribuições do Poder Legislativo (em homenagem à Semana do Legislativo). Os vídeos, contendo palestras de especialistas sobre os assuntos, estão disponíveis neste link

Na quarta-feira (7), foi realizada “live” com o tema “Suicídio: o que leva uma pessoa a tirar a própria vida?”. O evento contou com a participação de Vanessa Faleiros, enfermeira especialista em Saúde Mental e Cognição, com formação em Gestão Pública e Enfermagem do Trabalho. A profissional é filiada à Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS), e tem experiência com usuários com comportamentos suicida e outros transtornos mentais.  

LuisFernando 09.10.2020O professor Luís Fernando Pires Machado, do Interlegis/Senado FederalVanessa salientou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio consiste num problema de saúde pública. “É uma realidade mais grave do que a gente imagina”, afirmou, destacando que, ainda segundo a OMS, estima-se que 800 mil pessoas morram por suicídio, anualmente, em todo o mundo, e que, no Brasil, ocorra uma morte a cada 40 segundos. A enfermeira também salientou que tais números podem ser maiores, devido à subnotificação. 

No evento - que seria realizado no dia 30 de setembro, mas precisou ser remarcado, devido a problemas de conexão com a internet - a palestrante também explicou que o suicídio é causado por múltiplos fatores, como os chamados “três Ds” (desemparo, desespero e desesperança), além de outros sentimentos como culpa, solidão, tristeza, dentre outros. Ou Arthur 09.10.2020O coordenador do Setor de Processo Legislativo da Câmara, Arthur Rehderseja, indivíduos que cometem suicídio normalmente “estão num emaranhado de emoções”, afirmou.

Como estratégias de prevenção, Vanessa citou a importância do diálogo nas famílias - inclusive através de uma atitude aberta, com ganho de confiança e sem pré-julgamentos. A enfermeira também citou a importância de se procurar ajuda profissional, como nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), UBS (Unidades Básicas de Saúde), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e até mesmo no Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone gratuito 188.

→ Acesse à videoconferência sobre prevenção do suicídio: link

→ Leia material de apoio da Elemmor, sobre o assunto: link

ATRIBUIÇÕES DO LEGISLATIVO

A segunda videoconferência da semana foi realizada na última sexta-feira lives elemmor faceEventos foram transmitidos no Youtube da Câmara, na quarta e na sexta-feira(9). Em alusão à Semana do Legislativo, instituída pela Lei Municipal 2081/2015, a Elemmor realizou debate virtual sobre as atribuições da Câmara e as funções dos vereadores, com a participação do professor Luís Fernando Pires Machado e do coordenador do Setor de Processo Legislativo da Câmara, Arthur Rehder da Cunha Patuci.  

Doutor Honoris Causa em Gestão Pública, pós-doutor em Direito Penal e Garantias Constitucionais, e professor pesquisador da USP em SmartcitiesBR, Luís Fernando é também coordenador geral do Interlegis, programa do Senado Federal que visa fortalecer o Legislativo brasileiro. Já Arthur Rehder é formado em Relações Internacionais pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), com pós-graduação em Negociações Internacionais pelo Senac. 

“Quero aqui dizer da alegria do Interlegis, do Senado Federal, [...] em participar desse grandioso evento da Semana do Legislativo Municipal, [promovido] pela Escola do Legislativo”, afirmou o professor Luís Fernando, logo na abertura do evento, destacando o papel do Poder Legislativo, com ênfase na função do vereador. Em sua fala, ele citou a atuação parlamentar e as suas funções típicas (de legislar e fiscalizar) e as funções atípicas (de julgar e administrar).

“Espero que as pessoas que participaram da live [...] difundam também essas informações ou busquem novos meios de procurá-las. Para todos nós é enriquecedor. Porque a gente vê os problemas dessa falta de conhecimento, dessas informações, por parte da grande maioria das pessoas, refletindo no dia a dia da Câmara, dos vereadores, dos Projetos de Lei”, afirmou Arthur Rehder, sobre a importância da disseminação de conhecimentos sobre o Legislativo.

PRESENÇAS

As “lives” contaram com a apresentação do jornalista da Câmara, Rodrigo Galdino, e com a participação da diretora da Escola, Juliana Bertucci (que mediou a videoconferência sobre suicídio) e do membro da Elemmor, Márcio Ramos (que mediou a live sobre as funções da Câmara). O presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PSL), participou da primeira transmissão do evento sobre suicídio, no dia 30 de setembro; e, também, da abertura da live de sexta-feira (9) - por problemas técnicos, entretanto, a sala da transmissão inicial do evento em comemoração à Semana do Legislativo foi excluída do YouTube (veja nota abaixo*, com atualização). 

→ Assista à “live” sobre as atribuições do Poder Legislativo: link

→ Leia a “Cartilha do Vereador”, elaborada pelo Interlegis: link

(Atualização - 16/10/2020; 14h52 - A primeira parte do evento sobre as atribuições do Poder Legislativo foi disponibilizada nesta data e está disponível neste link)

 
Fim do conteúdo da página