Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > > Covid19 > > Em Moção de Apelo ao Governo do Estado, Câmara reivindica a instalação de unidade do Poupatempo em Monte Mor
Início do conteúdo da página

Em Moção de Apelo ao Governo do Estado, Câmara reivindica a instalação de unidade do Poupatempo em Monte Mor

SessãoGeral 14.09.2020Vereadores, durante sessão virtual da Câmara: Moção de Apelo foi aprovada por unanimidade15/09/2020 - A Câmara aprovou nesta segunda-feira (14), durante a sessão deliberativa remota, a Moção de Apelo 9/2020. A propositura, direcionada ao governador do Estado, João Dória (PSDB), reivindica a instalação de uma unidade do Poupatempo em Monte Mor.

Aprovada por unanimidade, a Moção ressalta que a cidade “está sempre em desenvolvimento e com uma população crescente”. Daí a necessidade de implantação da unidade, que beneficiaria os moradores, evitando a necessidade de deslocamentos para municípios vizinhos.

Segundo o Governo do Estado, o Programa Poupatempo possui 72 postos de atendimento, atualmente, e reúne, em um único local, órgãos e empresas prestadoras de serviços públicos. A Moção de Apelo aprovada é de autoria do vereador Murilo Rinaldo (DEM).

ORADORES DO EXPEDIENTE

Oito parlamentares discursaram no Expediente Livre, abordando assuntos diversos. Ceará Mascate (Republicanos) citou problema verificado em uma passagem que liga o bairro Jardim Paulista à Rodovia SP 101. Disse que esteve no local na segunda-feira, acompanhado de moradores, e verificou animais mortos, lixo sanitário e até restos humanos. O parlamentar pediu providências ao Poder Executivo, por considerar que, nesta área pública, esteja ocorrendo crime ambiental - já que o fato constatado configuraria um aterro sanitário irregular, colocando em risco lençóis freáticos e nascentes d’água. Pastor Elias (MDB) comentou o Projeto de Lei 42/2020, de sua autoria, aprovado na semana passada. A propositura  institui o mês de conscientização e divulgação da fibrose cística. O vereador elogiou a videoconferência da Escola do Legislativo que abordou o assunto, e agradeceu aos integrantes da Escola, a sua assessora e aos palestrantes. O parlamentar destacou a importância do diagnóstico precoce e tratamento da fibrose cística, e lembrou que Monte Mor possui, atualmente, dois moradores acometidos pela doença. Citou, ainda, lei estadual que dispõe sobre o fornecimento de medicamentos pelo SUS. 

Vanderlei Soares (MDB) comentou a visita que fez à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), acompanhado do ex-vereador Everaldo Morais. Disse que foi recebido pelo presidente da instituição, Paulo Skaf, e pelo diretor de Relações Institucionais da entidade. Citou projetos da Fiesp e do Sistema S, e, inclusive, parcerias realizadas com municípios. O vereador também comentou emendas parlamentares enviadas a Monte Mor, após indicação do seu gabinete. E manifestou expectativa de que tais obras, em andamento, sejam concluídas até o final do ano. Jesus Lopes (PSL) citou o trabalho de secretarias do Poder Executivo e o atendimento a reivindicações de seu gabinete, especialmente a implantação de academias ao ar livre e de equipamentos de esporte e lazer em bairros da cidade. Comentou doações recebidas de empresários, para viabilizar essas benfeitorias; e citou, ainda, a feira livre do Jardim Paulista. Murilo Rinaldo (DEM) comentou visita ao Jardim Paviotti, onde ouviu reivindicações de uma moradora. Pediu o retorno das sessões presenciais da Câmara, de acordo com normas sanitárias. Defendeu a manutenção dos cuidados preventivos contra o coronavírus, nesse período. E comentou visita feita à Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em Indaiatuba. O vereador também disse que fará Indicação, sugerindo parceria de Monte Mor com a instituição, visando à capacitação de montemorenses. 

Zé Fernandes (PSDB) reivindicou a sinalização de lombada na Rua Cinco do Parque do Café e em outras vias da cidade onde há falta de pintura, o que coloca em risco a segurança de motoristas. Citou a implantação de CEPs individuais em ruas, e defendeu adequação na placa indicativa de logradouro, no Jardim Paulista. Pediu, ainda, que a Secretaria de Meio Ambiente realize limpeza de vias, inclusive no Café. Vavá (MDB) citou adequações em iluminação pública implementadas no Jardim Paulista e Jardim Panorama, e afirmou que tais benfeitorias serão levadas a outros bairros. Citou limpeza feita pelo Executivo em campos de futebol; comentou atuação da Secretaria de Finanças; e, ainda, a atuação dos servidores públicos da linha de frente, durante a pandemia do novo coronavírus. Waltinho Assis (PSL), presidente da Câmara, citou a feira livre do Paulista; e o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo de Monte Mor, órgão criado por Projeto de Resolução de sua autoria. Comentou, ainda, que o Câmara Mirim (Programa Parlamento Jovem), aprovado no final de 2019, ainda não foi implementado devido à pandemia - e manifestou expectativa de que isso ocorra no próximo ano. O vereador também citou os casos de Covid-19; pediu um minuto de silêncio pelas vítimas; e defendeu a continuidade dos cuidados preventivos, contra a doença. 

(Notícia institucional elaborada em versão resumida, em conformidade com a legislação eleitoral. O vídeo da sessão, contendo a íntegra dos discursos e das votações, está disponível neste link).

 
Fim do conteúdo da página