Por unanimidade, vereadores aprovam projeto que institui a Semana Municipal de Educação para os Direitos da Mulher

10/04/2018 - Atividades de educação para os direitos da mulher deverão ser realizadas, anualmente, na semana do dia 30 de abril. É o que prevê o projeto de lei 19/2018, de autoria da vereadora Andrea Garcia (PDT), aprovado na sessão desta segunda-feira (9), por unanimidade. A propositura segue agora para sanção do prefeito Thiago Assis (PMDB).

Segundo o projeto, a criação da semana tem o objetivo de conscientizar os montemorenses “sobre o papel da mulher na sociedade, buscando enfatizar a importância da educação cidadã sobre os seus direitos e seu respectivo exercício”. Dentre as metas, está a redução das desigualdades entre homens e mulheres, e a inclusão social e política da mulher.

“O século XXI é marcado pela crescente evolução técnica e científica cada vez mais acentuada [...] No entanto, em relação aos direitos das mulheres a evolução foi praticamente inexpressiva”, afirma Andrea Garcia, na justificativa do projeto de lei, que também visa reduzir as injustiças sociais sofridas pelas mulheres no mercado de trabalho e no ambiente doméstico.

AmdreaGarcia 09.04.2018Andrea Garcia, autora do projeto de leiO texto também destaca que a discriminação contra as mulheres pode ser observada “na baixa oportunidade de emprego, nas diferenças salariais em relação aos homens e na reduzida participação na política e na vida pública”. “As mulheres ainda sofrem inúmeros tipos de violência, como destaque para a psicológica e física, no ambiente doméstico”, complementa.

Vereadores parabenizaram a iniciativa. Vanderlei Soares (PMDB) disse que se trata de mais uma forma de se intensificar, por exemplo, as campanhas de prevenção contra a violência doméstica, tal qual já ocorre no Programa Patrulha Maria da Penha. “Isso vem só a fortificar cada vez mais a mulher e o papel da mulher na sociedade”, complementou Waltinho Assis (PDT).

Ao final da sessão, a vereadora Andrea Garcia se reuniu com as demais mulheres presentes - incluindo Hilda Rodrigues de Lima, que recebeu o título de cidadã montemorense, na noite - para uma foto oficial. Veja, no topo desta página, esse registro fotográfico, feito na área da Galeria Ex-Presidentes da Câmara.

A SESSÃO

Na sessão, também foram aprovados o projeto de lei 20/2018, que dá nome a uma praça do Parque Bela Vista, de autoria do vereador João do Bar (PMDB); o projeto de decreto legislativo 1/2018, de autoria do vereador Vanderlei Soares (PMDB), que concede título de cidadã montemorense a Hilda Rodrigues de Lima; além de dois projetos de autoria do Poder Executivo - o 22/2018, que “cria cargos efetivos”; e o 21/2018, que “altera a carga horária dos profissionais médicos, com redução de vencimentos”. Com de costume, a sessão será transmitida nesta terça-feira (3), a partir das 20h, pela Rádio Prima.