Meio ambiente em pauta: Câmara sedia primeira reunião itinerante do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ

geral pcj 23.02.2018 oficialConselho Fiscal do PCJ realizou sua primeira reunião itinerante, nesta sexta-feira, na Câmara23/02/2018 - Questões ambientais, em especial as relacionadas à necessidade de preservação dos recursos hídricos, foram debatidas na manhã desta sexta-feira (23), durante reunião do Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CONSÓRCIO PCJ). A Câmara de Monte Mor sediou o evento - o primeiro encontro itinerante do órgão, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência.

O presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT), 2º secretário do Conselho, presidiu a mesa do evento, que também contou com a presença do vereador Jesus Lopes (PR). Os dois são agentes de interlocução das sub-bacias do Rio Capivari e do Ribeirão-Mirim, no PCJ. Também participaram do encontro os vereadores Eduardo Bispo (PSDB), Fiuza (PT), Marcos da Farmácia (PSD), Neide da Especialidade (PMDB), Vanderlei Soares (PMDB) e Zé Fernandes (PSDB).

Waltinho destacou a importância de atuação conjunta de prefeituras da região, secretarias de Meio Ambiente e PCJ, visando à “limpeza, desassoreamento e reestruturação da mata nativa do Rio Capivari”. “O nosso Capivari está morrendo”, afirmou. Júlio Lopes, presidente do Conselho Fiscal, ressaltou a importância da integração do Executivo com o Legislativo, para a resolução de questões das cidades. “Temos que trabalhar em conjunto”, disse.

O secretário executivo do PCJ, Francisco Lahóz, ministrou palestra, ressaltando a importância do Conselho Fiscal, inclusive em questões legislativas. “Temos direito á vida, água e desenvolvimento econômico”, afirmou. Coordenador dos agentes de Interlocução do PCJ, Luis Carlos Rossin propôs a elaboração de um documento no qual os candidatos às eleições de 2018 assumam compromisso público de garantir a segurança hídrica da região.

geral PCJ 23.02.2018 lagoaVereadores e representantes do PCJ visitaram a Lagoa Ambiental João de Deus SproesserAlém das discussões ambientais e de apresentações do Consórcio, foi exibido um vídeo sobre o Projeto de Limpeza da Lagoa Ambiental João de Deus Sproesser. A produção - que foi selecionada para apresentação no 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília, entre 18 e 23 de março - narra o processo de recuperação e limpeza do espaço, “invadido por vegetação aquática flutuante, conhecida como alface d’água”, em 2015.

Parceria firmada em 2016, entre a Ong Pingo D’Água, a Rádio Prima e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, permitiu a limpeza dos cerca de 16 mil metros quadrados de área, localizada na região do bairro Farid Calil. Foram retiradas 600 toneladas de material orgânico. “Um esforço conjunto entre o poder público, a iniciativa privada, a sociedade civil e a comunidade local, conquistou-se o objetivo principal e imediato: a limpeza da lagoa”, destaca o vídeo.

Participaram do encontro - que também contou com a presença de vereadores de outras cidades da região - os secretários municipais Miguel Padilha (Meio Ambiente) e Murilo Rinaldo (Defesa Civil), além do presidente da Ong Pingo D’água, Marco Antônio Elias. Após a reunião, uma comitiva de autoridades se dirigiu até a Lagoa João de Deus, recentemente recuperada. A próxima reunião do Conselho Fiscal do PCJ será no dia 2 de março, em Americana.

geral pcj 23.02.2018 mesaFormação da Mesa, durante reunião itinerante do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ: questões ambientais em pauta