No plenário, Andrea Garcia volta a pedir a instalação de uma agência do INSS em Monte Mor

andreagarcia 06.11.2017Andrea Garcia, na Câmara: pedido de instalação de agência do INSS em Monte Mor08/11/2017 - Nesta segunda-feira (6), a vereadora Andrea Garcia (PDT) voltou a pedir a instalação de uma agência do INSS em Monte Mor. Segundo a vereadora, o atendimento aos usuários do CRAS - que necessitam fazer perícias em outros municípios para terem acesso ao benefício do BPC/LOAS - está prejudicado.

Em discurso na Câmara, Andrea afirmou que os agendamentos no INSS, dentro do Estado de São Paulo, chegam a demorar até quatro meses. Segundo a vereadora, que também é assistente social e trabalha no CRAS, em alguns casos estão sendo feitos agendamentos de perícias em outros estados, visando garantir o direito ao benefício.

De acordo com o INSS, o BPC/LOAS “consiste na garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente”.

“É a pessoa mais carente que necessita do LOAS”, explicou Andrea, destacando a importância da instalação de uma agência do INSS em Monte Mor, visando agilizar tais atendimentos. A vereadora também lembrou que o deslocamento até outros municípios trazem gastos elevados: às vezes, são necessárias diversas viagens, inclusive em ambulâncias.

A INDICAÇÃO

O pedido de instalação de uma agência do INSS em Monte Mor foi feito em março, através da indicação 290/2017. Segundo Andrea Garcia, Monte Mor já tem condições de receber tal agência. “Nós temos terreno, nos temos documento que foi aprovado por esta Casa de leis, e o que a Previdência pede é isso”, disse a vereadora, no discurso.

“Não estou nem cobrando o prefeito. Estou fazendo um apelo. Sei que o Thiago [Assis (PMDB)] é uma pessoa que se esforça, que têm secretários competentes”, ressaltou a vereadora, pedindo que o Executivo reforce tal pedido em Brasília, junto a deputados federais e autoridades. Em março, em viagem à capital federal, a vereadora também atuou neste sentido.

TEATRO: Andrea Garcia também reforçou o convite para a peça teatral que será apresentada pelo Grupo de Idosos do CRAS. O evento será no próximo dia 9 de novembro, às 19h, no Joaquinzão.