Convocada, secretária participa de sessão; Presidência pede respeito ao Legislativo

Geral elaine 23.02.2022 01“Todas as pessoas foram assistidas”, disse Elaine BrischiA participação da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Elaine Ravin Brischi, durou cerca de 100 minutos. Convocada para prestar esclarecimentos, após aprovação do Requerimento 8/2023, ela compareceu ao Plenário da Câmara na sessão ordinária, realizada na noite da última quinta-feira (23). A íntegra do vídeo está disponível no canal do YouTube

Também primeira-dama do município, ela estava acompanhada de diversos apoiadores, incluindo servidores da própria prefeitura, que se retiraram da Casa imediatamente após sua explanação. Ela optou por não utilizar os 30 minutos de fala iniciais a que tinha direito, para esclarecimentos preliminares. E ouviu colocações, perguntas e cobranças diversas de alguns parlamentares.

A convocação, aprovada na semana passada, se deu para esclarecer, em especial, questões relacionadas às enchentes, “que causaram inúmeros prejuízos para as famílias afetadas”. O Requerimento menciona, por exemplo, que cidadãos que tiveram suas casas atingidas pelos alagamentos relatam que “não conseguiram retirar seus kits de limpeza, colchões e etc.”

Elaine afirmou que é a sexta enchente ocorrida em dois anos de mandato. “Todas as pessoas foram assistidas, todas receberam cestas básicas, todas receberam kits. E a gente continua assistindo a elas, pelos CRAS, quem precisa”, alegou. Segundo ela, kits de limpeza doados pelo governo do Estado, contendo baldes e colchões, foram entregues de acordo com as necessidades individuais.

Geral elaine 23.02.2022 02Plenário: vereadores fizeram perguntas e comentáriosQUESTIONAMENTOS

Parlamentares fizeram perguntas sobre aspectos específicos, de interesse dos seus respectivos gabinetes. Perguntada sobre ações preventivas e emergenciais, a titular da pasta afirmou que gestões anteriores não haviam feito nada para evitar enchentes, inclusive afirmando haver inoperância de órgãos como Defesa Civil e Fundo Social de Solidariedade, em outras épocas.

A secretária também pediu a união entre os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e cobrou, da Câmara, a obtenção de recursos para o município (alguns vereadores rebateram o discurso, citando a conquista de verbas para a cidade e, ainda, destacando que a responsabilidade pela obtenção de emendas parlamentares é também de integrantes da equipe do próprio governo).

Questionada sobre o eventual uso político na distribuição de cestas básicas pela área de Desenvolvimento Econômico e Social, a secretária negou e disse que as doações são feitas a partir de análise técnica da área de assistência social. Sobre a entrega das doações, explicou que, assim que ocorreram as enchentes, eles saíram às ruas oferecendo ajuda, de acordo com cada caso.

Na sessão, Elaine usou gestos e tons de voz interpretados por muitos como de ironia (ela negou, e disse estar sempre sorrindo, mesmo quando está “resolvendo problemas”). Em alguns momentos, entretanto, a secretária interrompeu a fala de vereadores, sendo abordada pelo presidente da Câmara, Altran (MDB), que cobrou respeito ao Poder Legislativo e aos parlamentares da Casa.

“A senhora tem que respeitar o vereador [ao] falar”, disse Altran, que também citou fato recente, no qual assessor parlamentar teria sido expulso da prefeitura (leia detalhes no site). “Acho que tem que ser respeitado, essa Casa de Leis tem que ter o respeito [por parte da prefeitura]”, afirmou. A secretária disse que os dois Poderes deveriam trabalhar juntos, “respeitando um ao outro”.

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsmor) estiveram presentes, portando cartazes que denunciavam problemas na Casa Abrigo. Questionada, a secretária disse que só responderia perguntas sobre a infraestrutura do espaço por Requerimento, já que o assunto não era alvo da convocação. Disse, entretanto, que a assistência está sendo feita de maneira correta.

O Requerimento de convocação da secretária é de iniciativa do vereador Bruno Leite (MDB), autor do texto original, além de Altran (MDB), presidente da Câmara, Beto Carvalho (UNIÃO), Paranhos (MDB) e Vitor Gabriel (PSDB). A propositura, aprovada com onze votos favoráveis e duas abstenções, cita a importância das informações sobre a pasta, para fornecimento à população.

REQUERIMENTO

Os vereadores Altran, Beto Carvalho, Bruno Leite, Paranhos e Vitor Gabriel, parlamentares que assinam o pedido de convocação da secretária de Desenvolvimento

MAIS IMAGENS

Secretária Elaine Brischi, durante depoimento aos vereadores. Plenário esteve cheio. Titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Social esteve acompanhada de apoiadores, incluindo servidores da própria prefeitura, que se retiraram da Casa imediatamente após sua explanação