Projeto que cria a Secretaria Municipal de Esportes é aprovado pela Câmara

40Projeto que cria a Secretaria Municipal de Esportes é aprovado pela Câmara07/02/2017 – A Câmara de Monte Mor aprovou ontem (6), em regime de urgência, o projeto de lei 7/2017, de autoria do Poder Executivo. O projeto cria a Secretaria Municipal de Esportes, que  na estrutura administrativa anterior fazia parte da Secretaria de Finanças. “O incentivo à atividade esportiva se revela como importante via integradora das diversas dimensões e agentes do processo educativo dos cidadãos, favorecendo as competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas”, afirma o prefeito Thiago Assis (PMDB), na justificativa do projeto de lei.

Durante a sessão que aprovou o projeto por unanimidade, os vereadores manifestaram apoio à iniciativa. Vanderlei Soares (PMDB) parabenizou o prefeito, e sugeriu que a pasta realize um trabalho “pelo esporte em geral”. O vereador citou práticas como atletismo, artes marciais, futebol e, ainda, sugeriu a criação de um campeonato juvenil de futebol. Danilo Jacob (PDT) disse que a criação da secretaria é um pedido antigo da comunidade. “Com o cargo, se tem mais autonomia”, disse, lembrando a possibilidade de emendas parlamentares serem direcionadas à pasta.

Eduardo Bispo (PSDB) afirmou que a comunidade, em especial “as pessoas que praticam esportes”, pediam a criação desta secretaria. O vereador afirmou que o esporte pode reduzir a incidência de drogas na juventude. E pediu “autonomia” para o trabalho do futuro secretário. Fiuza (PT) destacou que a criação da secretaria era uma necessidade antiga. E sugeriu que o responsável pela pasta “faça a diferença”, criando um projeto que atenda toda a população da cidade. O vereador se colocou à disposição: “tenho certeza que vou poder ajudar muito”, disse.

Jesus Lopes (PR) parabenizou o prefeito, e lembrou que a criação da secretaria era uma promessa de campanha. O vereador ressaltou que a criação da pasta dá “autonomia ao secretário para buscar recursos junto aos governos estadual e federal”. Adilson Paranhos (PDT) manifestou expectativas positivas, lembrando que, sem a Secretaria, era comum que “pessoas com aptidão para o esporte precisassem ir para outros municípios”. O vereador lembrou os aspectos educativos e de saúde que, segundo ele, são inerentes às práticas esportivas.