Na Presidência, Altran quer reforçar a transparência e manter diálogo com todos; leia entrevista

Altran 26.01.2022 01Altran, na sala da Presidência: parlamentar pretende garantir melhorias na infraestrutura da Câmara, na sua gestãoAltran (MDB), o novo presidente da Câmara que assumiu o cargo em 1º de janeiro deste ano, após a vitória da sua chapa na eleição realizada em dezembro de 2022, deixa um recado a todos: “está aberto ao diálogo”. O parlamentar concedeu a primeira entrevista ao Setor de Comunicação do Poder Legislativo, no final da tarde desta quinta-feira (26). 

Em meio a uma agenda apertada, com reuniões, visitas a bairros e interlocuções com o Poder Executivo, o vereador falou sobre as expectativas do mandato à frente do Legislativo, no biênio 2023/2024. Mencionou, em especial, que pretende reforçar os mecanismos de transparência pública, para “levar à população o que o Legislativo realmente faz”.

O presidente ainda anunciou que a relação com a prefeitura deve ser de “harmonia”, de “parceria”, para que “a cidade ande”. E que isso se dará “em benefício da sociedade, dentro dos parâmetros que tem que ser: fiscalizando, legislando e indicando ao prefeito as situações de calamidade, de buraco”. Citou, também, que “a população pode contar com o Legislativo”.

Acompanhe abaixo alguns trechos da conversa.

Altran 26.01.2022 02Presidente, com as bandeiras ao fundoComo tem sido a experiência nesses primeiros dias de gestão na Câmara? 

Todo começo requer uma atenção bem especial, porque você não tem muito conhecimento de qual é a demanda da Casa, então você tem que ir se adaptando, fazendo reuniões. Eu acho bacana, estou gostando, porque, vocês, funcionários, estão me ajudando muito [...] Eu acho que é uma experiência muito boa.

O senhor já conseguiu fazer um levantamento prévio, tomar ciência dos setores, das dinâmicas internas?

É diferente [estar na condição de presidente da Casa, comparando-se com a atuação apenas como parlamentar] porque você tem que se inteirar de todos os setores. Eu estou começando agora, já tem alguns setores que eu entendo como é que funciona, tem outros que eu ainda preciso entender, vou fazer uma reunião entre todo mundo ainda, e entender a demanda de cada um, e ver no que eu posso ajudar.

Quais as suas expectativas de trabalho e ações?

Transparência eu acho que é primordial, no Legislativo. Eu quero continuar. Já existe uma transparência muito boa, mas [...] o quanto mais aumentar, melhor. A população precisa se inteirar mais, saber o que é a Câmara, o que o Legislativo faz. [...] Eu pretendo expandir, expandir em transparência e levar à população o que o Legislativo realmente faz. Isso eu pretendo fazer.

Como tem sido a relação com o Executivo, a prefeitura? E como ela será nesses dois anos?

Ela deve ser de harmonia. Eu já estive três, quatro vezes com o prefeito [Edivaldo Brischi - PTB], depois que eu assumi. Eu vejo que tem chance de se entrar em harmonia, os dois Poderes, e a população ganhar com isso. Então, eu pretendo manter o diálogo, eu acho que o diálogo é muito importante com o Executivo, não pode deixar de ter, e fazer uma parceria [para] que a cidade ande. Em benefício da sociedade, dentro dos parâmetros que tem que ser: fiscalizando, legislando e indicando ao prefeito as situações de calamidade, de buraco.

E com os demais vereadores, seus pares, e com os servidores, como será a relação?

Com servidores a relação tem que ser de diálogo, eu acho isso muito importante, respeitando cada servidor, no seu papel, no seu exercício de função [...] E, com os vereadores, é a melhor [relação] possível. Como é uma Casa de Leis, e a gente tem que respeitar os vereadores. Eu acho isso muito bacana, e a gente está conversando. Eu tenho um diálogo muito direto com eles [parlamentares]. Nisso, eu não vejo problema nenhum.

21.01.2023 visitagovernadorParlamentares, com o governador, em 21 de janeiro (Foto: Assessoria da Presidência)O senhor iniciou o mandato em meio a um problema recorrente no município, que são as enchentes, os alagamentos, e a sociedade sofrendo com isso. Alguma ação específica? Como, na Presidência, pretende lidar com essas questões?

A gente esteve com o governador [Tarcísio de Freitas - Republicanos], que veio à nossa cidade. Eu achei muito bacana a atitude dele, eu achei que é isso que tem que acontecer sempre, o governador tem que ir ao povo. E a gente participou [da vistoria realizada pelo governador, em áreas alagadas], eu, o prefeito, vereadores. [...] Ele [governador] apoia o Executivo nas ações. Fizemos [também] uma economia em duodécimo [ou seja, a Câmara solicitou o repasse de menos verba do que tinha direito legalmente, para que o recurso remanescente seja usado pela prefeitura, em políticas públicas], eu achei muito bacana, isso é de extrema importância. Estamos aqui para apoiar a população. A população liga muito para os vereadores, eu acompanho. Liga para mim. Então, [atuaremos] auxiliando a população a ter os seus direitos exercidos pelo Executivo [...]. O Legislativo é muito para isso: para cobrar ao Executivo os direitos da população. Então, a população pode contar com o Legislativo para fazer essas cobranças. 

Daqui a dois anos, o senhor quer concluir o mandato à frente da Presidência da Câmara deixando que marcas para trás, que características específicas da sua gestão? 

A transparência eu acho muito importante, essa é uma marca que eu bato muito na tecla. Eu quero fazer um estacionamento na nossa Câmara, [...] que precisa, [porque] o nosso lugar aqui é péssimo para estacionar. Então, tem que ter esses olhares. Temos os problemas estruturais, também, que eu vou corrigir durante esse mandato. Algumas salas que precisam ser criadas. Mas são coisas simples, que no decorrer do tempo a gente vai ajustando tudo. Também tem as câmeras [robóticas, equipamentos a serem usados nas transmissões audiovisuais das sessões plenárias, por exemplo] que a gente está com ideia de implantar, que o pessoal do TI [setor de Tecnologia de Informação da Câmara] já me falou. Eu acho muito importante, para dar mais transparência à população. 

Tem mais algo de relevante que o senhor gostaria de acrescentar? 

Quero avisar a todos: população, vereadores, servidores, Executivo, que o presidente está aberto ao diálogo. A sala do presidente está aberta a todos que queiram conversar, que queiram esclarecimentos. O presidente está aberto a todos, sem exceção.

Foto Lado a Lado