Paranhos comenta denúncia de tratamento preconceituoso contra professores e defende diálogo

Paranhos 12.12.2022 02“Ouvi os dois lados, mas não consegui formar uma convicção serena”, disse Paranhos, defendendo diálogo entre as partes, para uma “conclusão razoável”Recentemente, o vereador Paranhos (MDB) visitou a Escola Estadual Mário Covas, a convite da direção da unidade de ensino, acompanhado de outros parlamentares. Na sessão ordinária da última segunda-feira (12), ele lembrou que, em manifestação na semana passada, no Plenário, havia exposto reclamação sobre “tratamento que alguns professores [da escola] julgam que está sendo dispensado a eles, de uma forma que está prejudicando os mesmos”.

No pronunciamento desta semana, após a visita, Paranhos relatou que a direção e a coordenação da escola explicaram “que eles estão aplicando a legislação, [e] que não está existindo nenhum tratamento preconceituoso e nem qualquer [tratamento] que seja [indicativo de] vantagem indevida”. O parlamentar lembrou que professores dizem o contrário, enquanto a escola estadual afirma que está aplicando a norma, apenas.

Na semana passada, o vereador comentou que, durante evento temático sobre consciência negra, professores relataram “preconceito em referência à idade”, por exemplo, já que laudos afirmariam que “professora X não poderia mais dar aula porque passou de certa idade”. “Eu, particularmente, ouvi os dois lados, mas não consegui formar uma convicção serena, realmente, do que se trata. Mesmo porque a gente não faz papel de juiz”, afirmou agora.

DIÁLOGO

Na sessão plenária da Câmara, nesta semana, Paranhos ainda relatou que pretende esperar o “desenrolar dos fatos”, tendo em vista, inclusive, que “tudo indica que isso [a situação envolvendo a reclamação dos professores] vai ter um caminho jurídico”. Ele ainda disse que, somente após tal fato, formará uma convicção. Mas que, no momento, espera que as partes envolvidas consigam dialogar, para, se possível, chegarem a uma “conclusão razoável”.