Vereadores parabenizam Escola Joana de Aguirre por prêmio de equidade racial e de gênero

Prof.Adriel 12.12.2022 01Professor Adriel: “feito que a Escola Joana atingiu com o trabalho de equidade racial e de gênero, desenvolvendo essa temática, foi algo histórico para a nossa cidade”É de autoria do vereador Professor Adriel (PT) a Moção 18/2022, aprovada por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira (12). A propositura aplaude e presta homenagem à Escola Estadual Professora Joana de Aguirre Marins Peixoto, localizada no Parque Bela Vista, que foi premiada na 8ª edição do “Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero: experiências de gestão e práticas pedagógicas antirracistas em ambiente escolar”. 

Iniciativa do CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, o Prêmio Educar “tem como objetivos identificar, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar que promovam a equidade racial e de gênero, com vistas a concretizar com qualidade o direito ao pleno desenvolvimento escolar de crianças, adolescentes e jovens negros/as, brancos/as, indígenas e de outros grupos étnico-raciais”, afirma o órgão.

Em discurso, antes da aprovação, Adriel destacou o significado da conquista do prêmio pela escola, que ficou dentre os 8 premiados da edição de 2022 (a iniciativa não faz ranking dos vitoriosos). “São oito vencedores, dentro de uma gama de mais de 700 projetos inscritos, [de todo o país]. Vocês têm uma dimensão do feito que a Escola Joana atingiu com esse projeto? É muito forte e muito grande o passo que essa escola realizou”, disse o parlamentar.

“O feito que a Escola Joana atingiu com o trabalho de equidade racial e de gênero, desenvolvendo essa temática, foi algo histórico para a nossa cidade. E muita gente não sabe disso ainda, aqui em Monte Mor”, disse, ressaltando que a Moção serve para dar publicidade ao “grande trabalho que foi desenvolvido”. Ele explicou que o prêmio foi concedido não por uma atividade pontual, mas pelas ações feitas “ao longo de todo o ano”, sobre a temática.

PREMIADOSPágina do CEERT na internet, com a relação dos premiados na categoria, incluindo Adriana de Paula, da Escola Escola Estadual Professora Joana de Aguirre Marins Peixoto, em Monte Mor. Projeto tem o título “Resgatando identidades: o Dia da Consciência Negra e o papel do negro na construção do Brasil” (Imagem: Ilustração - CEERT, com montagem da Câmara)PROJETO 

Na sessão, o autor da homenagem também parabenizou a professora da Escola Joana de Aguirre, Adriana de Paula, autora e coordenadora do projeto vencedor, que teve como objetivo “realizar um estudo da cultura africana e afro-brasileira, apresentando a história e a literatura a partir de uma perspectiva que rompe com eurocentrismo e valoriza a influência da África na construção da identidade do brasileiro, combatendo o racismo e a discriminação” - conforme justificativa da Moção. Ele também parabenizou toda a equipe da escola.  

Ainda conforme a Moção de Aplausos, o projeto montemorense, que concorreu na modalidade “Gestão com Equidade e Antirracista”, “permitiu aos alunos e professores [da Escola Joana] uma maior compreensão da cultura africana e afro-brasileiro, promovendo o conhecimento acerca das nossas raízes e evitando casos de racismo e injúria racial”. “Além disso, as atividades propostas revelaram talentos de diferentes alunos, envolvendo-os com diferentes manifestações artísticas e elevando a autoestima dos estudantes”, completa o texto. 

Adriel ressaltou que a conquista do prêmio teve repercussão nacional, com reportagem em emissora de televisão. Além da professora Adriana, a propositura cita nominalmente outros integrantes da Escola: “Vanessa da Hora, Robson Correa, Adaildes Cristino, Alexandra Aparecida, Luciana Aparecida, Everaldo Pereira, Maria Lúcia, Raquel Aparecida, Rosangela Aparecida e, sem sombra de dúvidas aos protagonistas – a todos os alunos”. “[Eles] deram vida a esse projeto de suma importância para desenvolvimento da educação”, conclui.

Foto Lado a Lado