Poder Público e sociedade debatem políticas humanizadas para pessoas com deficiência

Geral 13.12.22 01Café Inclusivo foi realizado no Plenário da CâmaraNa tarde desta terça-feira (13), a Câmara sediou o “Café Inclusivo” - evento promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doenças Raras e Transtornos. O objetivo foi ouvir os relatos das pessoas com deficiência (PCD) sobre as demandas relacionadas ao Poder Público, como de acessibilidade e inclusão.

A atividade, realizada no Plenário, foi liderada pela vereadora Camilla Hellen (Republicanos), parlamentar que preside a Frente. O colegiado é integrado, ainda, pelos vereadores Beto Carvalho (UNIÃO), Paranhos (MDB), Bruno Leite (UNIÃO) e Wal da Farmácia (UNIÃO), que também participaram do evento; assim como Professor Adriel (PT).

Estiveram presentes os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, Gilceliano Xisto, presidente, e Rogério Lopes, vice-presidente; e a presidente do Conselho de Hortolândia, Priscila Silvana.

Também participaram as secretárias de Desenvolvimento Econômico e Social, Elaine Brischi, e de Saúde, Eliane Piai.

“INTIMISTA”

Geral 13.12.22 02Evento foi liderado pela vereadora Camilla Hellen Camilla, que organizou o evento - e, inclusive, intermediou pedidos de reativação do Conselho Municipal, com Professor Adriel - considera que a tarde foi “muito proveitosa” e que atendeu as expectativas.

Segundo ela, a reunião - realizada de maneira “intimista”, com a proximidade dos envolvidos - permitiu, à sociedade civil, expressar suas demandas.

A expectativa, explica a parlamentar, é de que, através desse debate, seja garantido o desenvolvimento de políticas públicas de maneira mais humanizada, na cidade, a partir do relato apresentado pelas pessoas com deficiência. “Nada melhor do que eles mesmos poderem falar o que esperam da gente, como Poder Público”, complementa.

Segundo Camilla, o diálogo informal garantiu a troca de pensamentos e ideias, além da apresentação de críticas pelas PCD, ao Poder Público. Ela também destaca a presença de jovens, que fizeram a tradução da conversa, em libras, para cidadão com deficiência auditiva presente. E agradece à Presidência da Câmara e aos servidores, pelo apoio dado à atividade.

RELATOS

Geral 13.12.22 03Vereadores, com representantes do Conselho dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, da prefeitura e da sociedade civil: evento debateu acessibilidade e inclusão “A gente está na casa do povo, colhendo as demandas do povo, num lugar que se cria as leis”, pontuou Camilla, no evento. Beto citou a destinação de emenda impositiva ao Orçamento para melhorias na área (verba direcionada pelo gabinete do parlamentar deverá ser usada para aquisição de um veículo adaptado para transporte de crianças com deficiência). Paranhos destacou a relevância de se ouvir os relatos de quem realmente faz uso dos serviços, e a importância do município se adequar às normas. Bruno mencionou a relevância dos Conselhos, inclusive para que seja efetivada a destinação de verbas públicas para os municípios. E Wal lembrou que proposituras que geram custo aos cofres públicos precisam partir do Poder Executivo, daí a relevância de interlocução entre os Poderes.

Presidente do Conselho, Gilceliano, que é deficiente visual, se disse “lisonjeado” com o convite para atuar no órgão. Ele lembrou que, em gestões anteriores, não se obteve sucesso na criação do colegiado, que acabou sendo desativado. “A gente quer fazer acontecer, que bom que vocês estão conosco”, afirmou, sobre o trabalho. A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Elaine Brischi, lembrou que, a partir da reativação do Conselho, a cidade foi contemplada com uma vam do programa Cidade Acessível, do Governo do Estado, inclusive. Já a secretária de Saúde, Eliane Piai, mencionou o atendimento e acolhimento feito pela pasta, que tem uma comissão formada por médico, assistente social, farmacêutico e enfermeiro, para analisar demandas, inclusive com encaminhamento ao Jurídico.