Café Inclusivo quer incentivar atendimento humanizado às pessoas com deficiência, diz Camilla

CamillaHellen 06.12.2022 Discurso“Muitas vezes, os equipamentos do município funcionam, mas, às vezes, não de maneira humanizada”, disse a vereadora Camilla HellenA vereadora Camilla Hellen (Republicanos) afirma que a primeira edição do Café Inclusivo, que será realizado na Câmara, na próxima terça-feira (13), pretende incentivar o atendimento humanizado, por parte das secretarias municipais, às pessoas com deficiência. A atividade, que ocorre a partir das 14h30, é organizada pela Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doenças Raras e Transtornos, presidida por ela no Poder Legislativo. As inscrições podem ser feitas até as 12h desta segunda (12), pelo e-mail recepcao@camaramontemor.sp.gov.br, no telefone 19 3889-2780 ou na recepção da Câmara.

Em discurso na sessão ordinária, na última terça-feira (6), Camilla explicou que a iniciativa consiste numa “roda de conversa, para que a população possa apresentar suas demandas”. “E que através dessa conversa a gente possa fazer um trabalho mais humanizado”, completou a parlamentar, destacando que a atividade deverá contar com a presença de representantes da sociedade civil, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e de algumas secretarias municipais, como Desenvolvimento Econômico e Social e Saúde (segundo ela, a pasta da Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana, também foi convidada para o evento).

“Muitas vezes, os equipamentos do município funcionam, mas, às vezes, não de maneira humanizada. E nós, vereadores, que estamos [...] ali na ponta [do atendimento à sociedade], o nosso atendimento, por ser individual, ele acaba sendo humanizado”, explicou Camilla, sobre o objetivo do diálogo. Segundo ela, a expectativa é de que, com essa primeira edição do Café Inclusivo, as secretarias “possam ter a noção exata das dificuldades das pessoas com deficiência, em relação à acessibilidade, em relação à educação, ao atendimento social”. E que, “de maneira integrada”, as pastas “possam trabalhar em prol dessa população”.