Emoção e agradecimentos marcam cerimônia de entrega de títulos de Cidadão Montemorense

Geral solene 05.12.2022Vereadores e os 11 homenageados com o título de Cidadão Montemorense. Sessão solene da Câmara foi realizada nesta segunda-feira (5). Honrarias haviam sido aprovadas, por unanimidade, na sessão plenária da semana passadaOnze munícipes receberam títulos de Cidadão/ã Montemorense, durante sessão solene realizada pela Câmara, na noite desta segunda-feira (5). As honrarias haviam sido aprovadas pelo Plenário, por unanimidade, na semana passada, e foram entregues durante o evento.

“Obrigado por fazerem parte da nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Alexandre Pinheiro (PTB), que conduziu os trabalhos da sessão, junto com o mestre de cerimônias. O parlamentar também foi autor de um dos títulos honoríficos concedidos.

Familiares, amigos e autoridades acompanharam a entrega dos títulos. O vice-prefeito, Ronaldo Tuim (Solidariedade), representou o Poder Executivo, e ressaltou a relevância das homenagens: “Sabemos a importância do papel de cada um na nossa cidade”, frisou.

Ao lado dos homenageados, os vereadores destacaram as biografias dos novos Cidadãos/ãs Montemorenses. E, em diversos momentos, houve agradecimentos repletos de emoção, por parte de parlamentares e também dos munícipes e familiares (veja as biografias abaixo).

Além dos parlamentares autores das honrarias, cujos nomes são listados na tabela a seguir, também estiveram presentes o vereador Nelson Almeida (Solidariedade) e os ex-vereadores Marcos da Farmácia e Vanderlei Soares. A cerimônia foi realizada no Terra Nobre Eventos.

 

 Norma jurídica

 Vereador(a) autor(a)

 Cidadão (ã) homenageado (a)

 Decreto Legislativo 3/22

 Pavão da Academia (MDB)

 Rafael do Carmo Salomão

 Decreto Legislativo 4/22

 Professor Fio (PTB)

 Márcia Inês Gomes de Oliveira

 Decreto Legislativo 5/22

 Camilla Hellen (Republicanos)

 Maria das Dores Vilas Bôas Lopes

 Decreto Legislativo 6/22

 Wal da Farmácia (UNIÃO)

 Maria Regiane de Oliveira Lavelha

 Decreto Legislativo 7/22

 Altran (MDB)

 Seny Garcia da Nóbrega

 Decreto Legislativo 8/22

 Paranhos (MDB)

 Eliseu de Carvalho Silva

 Decreto Legislativo 9/22

 Bruno Leite (UNIÃO)

 Dirceu Paviotti

 Decreto Legislativo 10/22

 Beto Carvalho (UNIÃO)

 Rosangela Buratto Mengato

 Decreto Legislativo 11/22

 Vitor Gabriel (PSDB)

 Germino Vieira de Morae

 Decreto Legislativo 12/22

 Alexandre Pinheiro (PTB)

 Andris Marcos Barbosa dos Reis

 Decreto Legislativo 13/22

 Professor Adriel (PT)

 Carlos Donizete Felipe

                                                                                                                                                                        Fonte: Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

 

Biografias destacam relação dos homenageados com Monte Mor; sentimentos de orgulho, honra e gratidão foram expressados, em discursos diversos. Veja abaixo, com fotos

 

Constam dos Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) as biografias de cada um dos munícipes que receberam o título de Cidadão/ã Montemorense, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (5). O evento teve, ao todo, cerca de três horas de duração. 

Parlamentares fizeram a leitura dos textos e proferiram discursos sobre a relação de cada um dos moradores com a cidade. Além disso, os homenageados manifestaram sentimentos de gratidão e orgulho e se disseram honrados por receber as honrarias. 

Veja, abaixo, os resumos das biografias, que constam na íntegra nos PDLs. Acompanhe, ainda, fotos de cada parlamentar, com seu respectivo homenageado. E um trecho de destaque proferido por cada um Cidadão Montemorense, durante a sessão solene. 

 

Decreto 12 2022Andris Marcos Barbosa dos Reis: Nascido em 31 de dezembro de 1983, natural da cidade de Taiobeiras-MG. Proprietário da Andris Magazine, empresa que é referência no Jardim Paulista e em toda a cidade, gerando renda para as famílias que lá trabalham e realizando os sonhos dos clientes. “Uma coisa que Andris não abre mão é de ajudar ao próximo, hoje está presente em diversos projetos sociais na cidade, projetos que oferecem uma melhor qualidade de vida a comunidade que participa, oferecendo interação com esporte, cultura e lazer”, diz o vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, autor do Projeto de Decreto Legislativo 2/2022, que concede o título de cidadão montemorense ao homenageado. 

“Estou segurando as lágrimas desde ontem” (Andris, após receber a homenagem).

 

 

Decreto 11 2022Germino Vieira de Moraes: Nasceu em 18 de maio de 1953, na cidade de Itapetininga-BA. Mudou-se com sua família para a cidade de Monte Mor em meados de 2009 e foi morar no Jardim Paulista. “Há 13 anos, iniciou um trabalho social com os jovens da sua comunidade, ministrando aulas de futebol para crianças e adolescentes”, diz Vitor Gabriel (PSDB), na Justificativa do PDL 3/2022, que presta a homenagem, concedendo o título de cidadão montemorense. “Além do projeto social que desenvolve, Germino Vieira de Moraes exerce a função de Pastor na Igreja Batista Betel Renovada”, diz o texto do vereador.

“A gente agradece, de uma vez, por todos aqueles que nos prestigiam, aqueles que nos honram. É um privilégio enorme” (Germino, após receber a homenagem)

 

 

Decreto 10 2022Rosangela Buratto Mengato: Nascida em 1987, na cidade de Limeira. É formada em Comunicação Social e Educação Física, com pós-graduação em Administração de Empresas. É “membra da Lions Vanguarda Distrito Ic-3”, onde pôde “fazer parte da presidência e aprender muito sobre voluntariado”. Na Justificativa do PDL 4/2022, Beto Carvalho (UNIÃO), autor da homenagem, destaca ainda o “papel fundamental” que Rosangela teve, na condição de presidente do Lions, durante as enchentes de 2021 e também na pandemia da Covid-19, com o apoio às famílias e o recebimento e repasse de doações diversas. 

“Que a gente possa fazer muito pelas crianças deficientes da nossa cidade” (Rosangela, após receber a homenagem, comentando projetos sociais realizados)

 

 

Decreto 9 2022Dirceu Paviotti: nascido em 31 de dezembro de 1960, em Monte Mor. Empresário, fundou em 1987, em parceria com o irmão, Adilson, um posto de gasolina que permanece ativo até hoje. Além disso, é fundador da Transportadora Montemorense (criada em 1994) e da empresa Armazéns Gerais (criada em 2016), “onde atua até os dias de hoje”, diz o autor da homenagem, vereador Bruno Leite (UNIÃO), na Justificativa da propositura. O PDL 5/2022 ainda destaca a biografia do homenageado - que “desde muito cedo trabalhou no sítio da família”. Foi, ainda, membro da diretoria do Asilo de Monte Mor, por 22 anos (dois desses como presidente), e membro e presidente do Lions Clube. Atua, há 12 anos, como diretor do SINDICAMP – Sindicato das Empresas de Transporte de Campinas e região. 

“Sinto-me imensamente honrado e feliz em estar aqui essa noite” (Dirceu, após receber a homenagem)

 

 

Decreto 8 2022Eliseu de Carvalho Silva: homenageado pelo PDL 6/2022, de Paranhos (MDB).  Nasceu em 24 de abril de 1968, em Monte Mor, e “desde muito cedo” trabalhava com sua família, nas atividades agrícolas, tomando frente dos negócios, posteriormente. “Durante sua trajetória, Eliseu já empregou mais de 2.500 pessoas em nosso município, sem nunca ter sofrido qualquer tipo de ação trabalhista, já que seus métodos empregatícios o tornam além de patrão cumpridor das legislações trabalhistas, também amigo querido por todos”, afirma o parlamentar, salientando que, atualmente, o homenageado tem 65 colaboradores que auxiliam nas atividades do seu empreendimento - incluindo as colheitas das produções agrícolas.

“Eu estou muito orgulhoso dessa homenagem, estou até sem palavras” (Eliseu, após receber a homenagem)

 

 

Decreto 13 2022Carlos Donizete Felipe: nascido em 10 de abril de 1963, natural da cidade de Monte Mor. Trabalhou por dez anos como caminhoneiro. Além disso, foi motorista de ambulância por cinco anos, no município. “A cidade Monte Mor é lisonjeada por ter um exemplar prestador de serviço como é o operário Sr. Cacá [como é conhecido], que desenvolve uma função admirável, e pelo zelo que ele tem excepcionalmente pela Praça da Bandeira, onde localiza-se a igreja São Benedito. É fundamental reconhecer pessoas como ele, além de ser filho da terra montemorense com sua família, tem por quase 11 anos completos, faça chuva ou sol, o compromisso de sempre manter a praça limpa e zelada, por estar diretamente ligada ao bem-estar da nossa população montemorense”, diz Professor Adriel (PT), no PDL 7/2022.

“Agradeço pela honraria, (...) me incentivou muito” (Carlos Donizete, após receber a homenagem) 

 

Decreto 7 2022Seny Garcia da Nobrega: nasceu em 18 de junho de 1968, na cidade de Vista Serrana-PB. Mudou-se com a família para o interior de São Paulo por volta dos anos 1984 e, em 1993, “decidiu escolher a cidade de Monte Mor como o lar definitivo”. Aqui, atuou vendendo redes e tecidos e também trabalhou numa empresa de “ressolagem de pneus”. Posteriormente, “conquistou seu próprio negócio no ramo de comércio de tecidos, atividade que é exercida até os dias atuais” - diz o vereador Altran (MDB), na Justificativa do PDL 8/2022. “Sempre participa de projetos sociais, contribuindo para ajudar a melhorar a vida de quem precisa”, completa o parlamentar, na propositura, que frisa a importância da homenagem. 

“Obrigado a todos os vereadores que aprovaram [a concessão da honraria]” (Seny, após receber a homenagem)

 

 

Decreto 6 2022Maria Regiane de Oliveira Lavelha: nascida em 11 de outubro de 1977, natural da cidade de Apucarana-PR. É enfermeira de carreira da rede municipal de Saúde de Monte Mor. Cursou Auxiliar de Enfermagem na escola Presidente Kennedy, em Campinas, e é também Bacharel em Enfermagem Obstétrica pela Unip (Universidade Paulista de Campinas). Concluiu, ainda, duas pós-graduações (“Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica e Qualidade e Segurança do Paciente pelo projeto SUS e Sírio-Libanês”). “Seu maior sonho é ver a Saúde de Monte Mor ser um exemplo para região, com investimento em tecnologia, campanhas de prevenção e controle para os munícipes”, diz Wal da Farmácia, na Justificativa do PDL 9/2022.

“É uma honra estar recebendo esse título (...) Sou montemorense de coração, amo a cidade de Monte Mor” (Maria Regiane, após receber a homenagem)

  

Decreto 5 2022Maria das Dores Vilas Bôas Lopes: nascida em 21 de março de 1967, natural da cidade de Ibirarema-SP. Formada em Letras pela Faculdade Integrada de Ourinhos-SP (FIO), formada também em Direção Escolar e Supervisão pela UNAR de Araras-SP. Chegou em Monte Mor em 1993, foi umas das primeiras moradoras do bairro Figueira III. “Começou a lecionar em Monte Mor em fevereiro do mesmo ano, atuando em várias escolas do município [...] Há onze anos é coordenadora estadual da Fundação Villas Bôas de Belém do Pará”, acrescenta Camilla Hellen (Republicanos), autora do PDL 10/2022, que presta homenagem à docente. O texto ainda cita que a homenageada possui artigos em diversas publicações brasileiras, “atua junto a seis aldeias do Pico do Jaraguá em São Paulo, faz trabalhos sociais com Assembleia de Deus no Vila Soma de Sumaré-SP, tem trabalho com pessoas carentes de Monte Mor onde é voluntária do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba)”. 

“Há 30 anos estou nessa cidade, fui muito bem vinda, amo Monte Mor” (Maria das Dores, após receber a homenagem)

 

Decreto 4 2022Márcia Inês Gomes de Oliveira: nascida em 11 de maio de 1965, em São Paulo. “Em setembro de 1993, mudou-se para Monte Mor. Comprou seu terreno e construiu sua casa no Jardim Colina I, local em que reside até hoje”, afirma Professor Fio (PTB), em trecho da Justificativa do PDL 11/2022. Iniciou projeto voluntário em 2016, na quadra da Escola Douglas Tomas de Moraes, no Jardim Colina. Conhecida como “Má”, ela motiva até hoje muitas crianças, ensinando valores através desse projeto social e esportivo, diz Fio. “Ajuda toda a comunidade com trabalhos sociais, arrecadação de alimentos e roupas para quem precisa, limpeza de lugares públicos e nos ajuda sempre a fazer a alegria das crianças nas festas comunitárias”, complementa o parlamentar, no texto da propositura.

“Só tenho que agradecer a todos que confiaram no meu trabalho” (Márcia Inês, após receber a homenagem)

 

 

Decreto 3 2022Rafael do Carmo Salomão: nascido em 11/11/ 1975, em São Bernardo do Campo-SP. Saiu cedo de casa, aos 12 anos “já se aventurava tentando a carreira como jogador de futebol”. Depois, tornou-se jogador profissional, e atuou em vários times, inclusive na Seleção Brasileira, na base. Tornou-se empresário em 1995, quando montou sua primeira academia de musculação, em Palmital-SP. Formou-se em Educação Física, Geografia, Matemática e em Técnico de Contabilidade. Foi assessor do deputado federal Capitão Augusto e do deputado estadual Edmir Chedid. Atualmente, é assessor do deputado estadual Marcos Damásio, e representante do deputado federal Miguel Lombardi, em Monte Mor. Segundo Pavão da Academia (MDB), autor do PDL 12/2022, Rafael tem obtido “muitos recursos” para a cidade - incluindo R$ 13 milhões para a construção da Escola Estadual Antonio Sproesser, no Jardim do Engenho, R$ 500 mi para obras de infraestrutura de águas pluviais, e R$ 150 mil para compra de remédios e realização de exames. 

“Tenho um carinho especial com a cidade em que a gente foi abraçado (...) A palavra é gratidão” (Rafael, após receber a homenagem)

 

GALERIA DE IMAGENS

Foto Lado a Lado