Projeto de Milziane Menezes estimula a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata

MilzianeMenezes 16.11.2022 DiscursoA vereadora Milziane Menezes, na sessão plenária da Câmara: parlamentar citou dados do Ministério da Saúde, sobre índices de letalidade do câncer de próstataA vereadora Milziane Menezes (PSDB) é autora do Projeto de Lei (PL) 152/2022, que trata do “Novembro Azul”, mês de “prevenção e detecção precoce do câncer de próstata”. Na sessão ordinária da Câmara, na última quarta-feira (16), a parlamentar comentou a propositura - que foi lida no Expediente e, agora, foi distribuída às Comissões permanentes.

“Os homens também merecem um carinho, uma atenção com a saúde”, afirmou, no discurso, defendendo a realização de exames preventivos, tendo em vista o “índice muito alto” de letalidade do câncer de próstata. “Vá ao posto de saúde constantemente, vá ao médico. Cuidem da saúde de vocês”, recomendou, reforçando que o cuidado deve ser cotidiano.

A parlamentar citou dados do Ministério da Saúde, que afirmam que o câncer de próstata é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. O Projeto em tramitação “tem o objetivo de ampliar e promover as ações preventivas”, inclusive a partir da reflexão sobre as diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas.

Na sessão, a vereadora agradeceu à prefeitura e à secretária de Saúde. Segundo ela, a farmácia do posto do Parque Residencial São Clemente seria aberta na última sexta-feira (18), conforme reivindicação do seu gabinete. A vereadora destacou que a melhoria beneficiará os moradores da região, e salientou que suas indicações estão sendo atendidas.