Maior mutirão oftalmológico da história realiza exames e cirurgias, anuncia Alexandre Pinheiro

AlexandrePinheiro 07.11.2022“Isso é um grande avanço para a nossa população”, afirmou, sobre os atendimentos oftalmológicos do Programa Mais Saúde, da prefeituraO “maior mutirão de serviços oftalmológicos que a cidade já viu” teve início na última segunda-feira (7), na Praça da Bandeira, próximo à Paróquia São Benedito, no centro da cidade. O anúncio foi feito pelo vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, parlamentar que conquistou a emenda de R$ 3 milhões, com o deputado estadual Adalberto de Freitas (PSDB), viabilizando a ação da prefeitura, denominada “Programa Mais Saúde”.

Em discurso na sessão ordinária, o vereador explicou que o mutirão - realizado em unidade móvel de saúde - seguirá no centro até esta sexta-feira (11). E, na próxima semana, será realizado na UPA do Jardim Paulista. “Isso é um grande avanço para a nossa população”, afirmou, sobre os atendimentos - que, nesta fase do serviço, ocorrem das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, e são direcionados aos pacientes com 40 anos ou mais, segundo a prefeitura.

Alexandre explicou que não é necessário encaminhamento médico. “A população chega, é atendida, faz sua ficha de cadastro, faz a dilatação da pupila, passa por alguns exames de triagem, vai pro atendimento médico, [e] aqueles que forem diagnosticados com pterígio, catarata, dentre outras enfermidades oculares, já são encaminhados pro trailer para fazer exames pré-operatórios e já é marcada a sua cirurgia, no hospital da nossa cidade”, disse.

Ainda de acordo com o Poder Executivo, “pacientes que já tem procedimentos oftalmológicos aguardando agendamentos devem comparecer para nova avaliação, e estar com acompanhante (devido à dilatação das pupilas na realização do exame)”. A expectativa é atender “todos os pacientes que aguardavam na fila”. É necessário apresentar Cartão SUS, comprovante de endereço e documento de identidade com foto.