Em Requerimento à prefeitura, vereadores cobram cronograma de limpeza de bocas de lobo

ProfessorFio 26.09.2022 02Professor Fio, autor do pedido de informações sobre cronograma para limpeza de bocas de lobo: quando há fortes chuvas, “fica tudo entupido”, disse o parlamentar. Prefeitura precisa responder dentro de 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que com justificativa Os vereadores pedem que a prefeitura forneça “uma cópia do cronograma de limpeza das bocas de lobo do município, com os períodos estipulados para cada bairro”. A solicitação é feita no Requerimento 38/2022, do vereador Professor Fio (PTB), aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (26). A propositura teve 11 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção

No Requerimento, Fio também questiona a “possibilidade de atendimento de casos [de emergências em locais de alagamento e de como são classificados [os mesmos]”. Pergunta, ainda, “como são identificadas as bocas de lobo que necessitam de limpeza ou não”; e se “existe uma equipe própria para [atender] essa demanda?”. “Se sim, quem é o responsável por ela?”, acrescenta o vereador.

Em discurso, o parlamentar disse que, ao cobrar do Poder Público uma resposta para casos, tem recebido resposta de que os mesmos seriam colocados num cronograma. “Então, eu pedi uma cópia”, afirmou, salientando que o objetivo é dar informações aos munícipes, com a previsão de realização dos serviços. “Todas as vezes que tem as fortes chuvas aí, fica tudo entupido, tem lixo, tem tudo”, relatou.

No comentário, Professor Fio ainda afirmou que o objetivo é auxiliar os moradores e cobrar providências da prefeitura. Explicou, ainda, que a situação “é difícil” e tende a piorar, quando se iniciar o período das chuvas. Conforme a Lei Orgânica Municipal, o Poder Executivo precisa responder dentro de 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que com justificativa expressa.

COMENTÁRIOS

Painel Requerimento 38 26.09.2022Painel de votação: 11 favoráveis, um contrário, uma abstençãoOutros parlamentares comentaram o assunto. Paranhos (MDB) relatou que o problema de bueiros entupidos assola especialmente os bairros da periferia - onde os moradores também pagam impostos, e necessitam do serviço, urgentemente. “É possível governar desse jeito? Não é. Tem que estar em sintonia, tem que respeitar essa Casa também”, disse Bruno Leite (UNIÃO), citando a falta de informações sobre ações do Executivo. Vitor Gabriel (PSDB) também lamentou o fato e disse que o problema decorre de falta de planejamento e de capacidade da prefeitura. João do Bar (UNIÃO) afirmou que já fez várias solicitações ao Executivo, mas que apenas parlamentares alinhados ao prefeito conseguem ter as demandas atendidas. Nelson Almeida (Solidariedade) voltou a sugerir a implantação de bueiros inteligentes. “É muito mais fácil prevenir, não deixar entupir”, afirmou.

Foto Lado a Lado