Etec Monte Mor é a única escola de ensino médio inscrita no programa Parlamento Jovem

Geral inaug parlamentojovem 17.09.2021 01Estudantes e equipe da Etec, com vereadores, após a aula inaugural da edição de 2021. Parceria entre Câmara e escola técnica se repetirá neste ano (Foto: Arquivo - Set/ 2021)A 2ª edição do programa Parlamento Jovem contará com a participação dos alunos da Etec de Monte Mor. Foi a única escola de ensino médio que se inscreveu. A 1ª edição, no ano passado, em um formato piloto, também foi realizada com os estudantes da Etec.

A Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) recebeu por e-mail o ofício da Etec, demonstrando o interesse e informando a composição da Comissão Escolar responsável em auxiliar na execução do Parlamento Jovem, que ocorre neste 2º semestre (veja cronograma).

Conforme o ofício, a Comissão da Etec é formada pelos professores Wagner José da Silva (atual diretor da Etec), Juliana Rodrigues dos Santos Manzolla (coordenadora pedagógica) e pela bibliotecária Sueli Dias Garcia.

De acordo com a Elemmor, o Parlamento Jovem deste ano terá como tema o Estatuto da Juventude, que consta na Lei Federal 12852/2013, priorizando os temas de “educação, saúde, cultura, trabalho e diversidade”.

Geral inaug parlamentojovem 17.09.2021 10O diretor da Etec, Wagner Silva, exibe o termo de parceria da edição de 2021 (ao fundo, o diretor da Elemmor, Márcio Ramos). Parlamento Jovem de 2022 também será desenvolvido com estudantes da instituição de ensino estadualETAPAS

O Parlamento Jovem será realizado em dois momentos, agora no segundo semestre. As primeiras atividades ocorrem no interior da própria escola, com palestra geral sobre o Poder Legislativo e o Parlamento Jovem. Posteriormente, ocorre a inscrição dos alunos interessados em fazer parte do programa, além da campanha e a subsequente eleição dos vereadores jovens. Os cursos e as sessões legislativas serão realizados quinzenalmente, no prédio da Câmara, e contarão com o apoio dos vereadores e de seus assessores.

O Programa foi instituído pela Resolução 3/2019. Segundo a norma, “tem caráter educativo, com a participação dos estudantes de ensino médio das escolas públicas e particulares em funcionamento no município”.  E tem os objetivos de garantir aos estudantes “a vivência do processo da democracia representativa”, propiciar, aos mesmos, “manifestações do exercício da cidadania em relação ao funcionamento do Poder Legislativo Municipal”, além de incentivar a disseminação de conhecimento sobre ciência política e gestão pública.

(Com informações do diretor da Escola do Legislativo, Márcio Ramos - Revisão: Assessoria de Imprensa da Câmara)