Escolas de ensino médio podem se inscrever no Parlamento Jovem até esta sexta-feira (5)

Parlamento 08.04.2021 GeralVereadores e estudantes da Etec, no encerramento da edição do Parlamento Jovem de 2021. Neste ano, o programa será aberto à participação de escolas públicas e particulares do município, que precisam se inscrever até esta sexta (5). Fotos - Arquivo: 08/12/2021As escolas do ensino médio da rede pública e privada de Monte Mor podem participar do programa Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo, que terá a 2ª edição ainda este ano. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (5), pelo e-mail elemmor@camaramontemor.sp.gov.br ou presencialmente, na Câmara (Rua Rage Maluf, 61). 

Segundo a Escola do Legislativo, do ofício de adesão ao programa deve constar a formação de uma Comissão de até três pessoas da comunidade escolar, que irão compor a equipe do Parlamento Jovem, nos termos do edital que já foi enviado às escolas da cidade que possuem turmas de ensino médio. A íntegra do edital, com os demais requisitos, está disponível neste link.

A escola que aderir ao programa receberá palestra sobre o Poder Legislativo Municipal, além das orientações para realizar a eleição dos jovens vereadores. O Parlamento Jovem deste ano terá o tema “Estatuto da Juventude, direitos para uma cidadania plena”. Norma que trata dos direitos dos jovens e de políticas públicas de juventude, o Estatuto foi criado pela Lei Federal 12852/2013

O que é o Parlamento Jovem?

Parlamento 08.04.2021 Geral 02Objetivos do Parlamento Jovem são listados na Resolução 3/2019, que criou o programaO Parlamento Jovem foi instituído na Câmara a partir da Resolução 3/2019. Segundo a resolução, ele “tem caráter educativo, com a participação dos estudantes de ensino médio das escolas públicas e particulares em funcionamento no município”.  E tem os objetivos de garantir aos estudantes “a vivência do processo da democracia representativa”, propiciar, aos mesmos, “manifestações do exercício da cidadania em relação ao funcionamento do Poder Legislativo Municipal”, além de incentivar a disseminação de conhecimento sobre ciência política e gestão pública.

O programa é composto por 15 vereadores jovens e respectivos suplentes. Eles recebem apoio dos gabinetes parlamentares, que disponibilizam a assessoria e estrutura física para auxiliar nos trabalhos. A primeira edição do Parlamento Jovem, em 2021, foi realizada em parceria com a Etec de Monte Mor. Na oportunidade, os estudantes realizaram sessões plenárias, elaboraram proposituras e assistiram palestras sobre temas diversos, como administração pública, partidos e as candidaturas a cargos políticos. O ato de encerramento ocorreu em 8 de dezembro (leia aqui). 

(Com informações da Escola do Legislativo)

Foto Lado a Lado