Beto Carvalho: pedido de empréstimo da prefeitura não menciona asfalto de bairros específicos

BetoCarvalho 13.06.2022 DiscursoO vereador Beto Carvalho, na sessão de segunda-feira (13)O vereador Beto Carvalho (UNIÃO) afirma que o Projeto de Lei 77/2022, em tramitação na Câmara, não prevê o asfaltamento de bairros específicos, como Jardim Colorado, Jardim Colina e São Sebastião. Na sessão ordinária da última segunda-feira (13), o parlamentar também comentou que a propositura - que pede autorização para obtenção de empréstimo - não contempla nenhum projeto para asfalto e daria origem ao pagamento de altos juros.

“Não é [a partir] desse pedido de autorização de empréstimo que vai asfaltar lá, não. Isso daí já era para ter asfaltado antes, já”, disse Beto, no pronunciamento, sobre o bairro Jardim Colorado - localidade onde, segundo ele, o secretário de Obras já havia informado a existência de recursos para a obra. “Não tem projeto nenhum de asfalto no [Jardim] Colina, nem no São Sebastião”, completou o vereador, sobre o PL de autoria do Poder Executivo.

Para o parlamentar, a prefeitura deveria apresentar um “projeto com descritivo, dizendo quanto vai ser gasto realmente, como vai ser feito e, principalmente, o estudo de impacto de vizinhança”. Ele também salientou que o PL prevê R$50 milhões de empréstimo, pelo qual o município pagaria mais “R$41 milhões de juros”, com prestações de R$1,4 milhão ao mês - valor esse que seria suficiente para asfaltar o Colorado e renovar a frota, em três meses.

“Se asfaltar o Colorado, onde as águas pluviais vão parar?”, perguntou, citando risco de alagamentos, caso não exista projeto elaborado. “Se asfaltar o Colina sem fazer o projeto de macrodrenagem, onde a água vai parar?”, completou. Ele também questionou o motivo de não se solicitar o empréstimo na Caixa, “banco do governo” onde os juros são mais baratos e onde o crédito seria “por medição”, com pagamento pelo número exato de vias asfaltadas.