Após denúncia, Paranhos defende Requerimento para apurar valor pago em estojo escolar

Paranhos 16.05.2022 02“Não tem outro caminho que não [seja encaminhar] um Requerimento desta Casa, cobrando que a secretária nos dê a devida informação”, disse ParanhosNa sessão ordinária de segunda-feira (16), o vereador Paranhos (MDB) disse que recebeu “reclamações” sobre a “aquisição de um estojo de lápis” pela Secretaria Municipal de Educação - material esse que foi distribuído aos alunos da rede pública de ensino. “Segundo informações, [tal estojo] teria sido adquirido [pela prefeitura] num valor dez vezes superior ao valor de mercado”, afirmou o parlamentar, no pronunciamento no Plenário. Ele também defendeu a elaboração de um Requerimento, cobrando informações da Secretaria. 

O parlamentar comentou que remeteu ofício ao Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), visando apurar tal reclamação dos munícipes. Mas explicou que o colegiado não concedeu uma resposta satisfatória, apenas informando que “é um conselho de acompanhamento e controle social”, com função de “acompanhar e controlar a distribuição e transferência da aplicação dos recursos” e que, inclusive, “se reúne periodicamente para fiscalizar como o uso do dinheiro do Fundeb está sendo utilizado”.

“Ele [o Conselho] me respondeu isso, praticamente não respondeu nada”, reclamou Paranhos, em seu discurso na sessão plenária. “Porque ele mesmo diz que é um órgão fiscalizador, e eu perguntei sobre os valores que foram pagos [pela prefeitura, na aquisição dos estojos escolares], e ele me deu essa resposta”, completou, criticando. “Não tem outro caminho que não [seja encaminhar] um Requerimento desta Casa, cobrando que a secretária nos dê a devida informação de quanto foi pago nesse estojo de lápis aí”, anunciou, sobre o assunto.

BOMBEIRO MILITAR

Na sessão, o vereador também comentou a visita de uma equipe técnica do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, à Câmara, naquela data. Segundo ele, os profissionais trouxeram informações sobre “a importância e as condições da implantação do Bombeiro Militar” no município. “Hoje, ela [tal implantação] é muito vantajosa, não podemos perder”, explicou, ressaltando que tal medida traria ganhos para o município, e possui prazo para se efetivar. “Se tivesse sido, já, celebrado esse convênio [pelo Poder Executivo] no ano passado, talvez nesse ano a gente já teria o Bombeiro Militar instalado aqui, para trabalhar juntamente com os órgãos do município, inclusive [com] o Bombeiro Voluntário”, explicou Paranhos. 

Foto Lado a Lado