“Dia da Vitória”: Nelson Almeida destaca “guerreiros” da cidade que lutaram na 2ª Guerra

NelsonAlmeida 09.05.2022 02“Essas três pessoas fizeram história em nossa cidade”, afirmou Nelson Almeida, sobre a atuação da equipe brasileira na Segunda Guerra MundialClóvis Pavan, Valdemar Jacob e Antônio Palhoto. Esses são os nomes dos “três guerreiros” montemorenses integrantes da “Força Expedicionária Brasileira, conhecida também pela sigla FEB, que lutaram junto com as Forças Aliadas, na Segunda Guerra Mundial”. Em discurso na sessão ordinária da Câmara, na última segunda-feira (9), o vereador Nelson Almeida (Solidariedade) comentou o assunto, e prestou homenagem aos munícipes, cujos nomes estão estampados na Praça dos Expedicionários, que fica atrás da igreja Matriz, na região central. 

“Essas três pessoas fizeram história em nossa cidade”, afirmou Nelson, em seu pronunciamento, em alusão à atuação da equipe brasileira no conflito, na Europa. O parlamentar pediu uma salva de palmas para “esses guerreiros que residiram em Monte Mor e estão na nossa história”.  “Eles foram lá, lutaram, e conseguiram trazer a vitória”, disse. No domingo (8), foi celebrado o “Dia da Vitória”, em alusão à data em que, em 1945, “o mundo celebrou a rendição incondicional das forças germânicas na Segunda Guerra Mundial”.

Segundo o Exército, foi “o fim de um dos conflitos mais sangrentos da humanidade”. “O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente dos conflitos bélicos na Europa. Cerca de 25 mil soldados da FEB foram enviados à Itália para lutar junto ao Exército Americano. No contexto da guerra, a FEB participou decisivamente do rompimento das duas últimas linhas de defesa alemãs que barravam o acesso ao norte da Itália e ao sul da Alemanha, localidades que foram palco da conquista de inúmeras vitórias dos pracinhas”. 

VERBA

Nelson também agradeceu ao deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), pela liberação de uma emenda no valor de R$100 mil, para o município. Citou, ainda, o apoio do parlamentar visando combater as enchentes. Conforme o vereador, o deputado está “alinhado” com o Consórcio PCJ e com outras frentes, visando lutar pelo desassoreamento do Rio Capivari.

Foto Lado a Lado