Parlamento Metropolitano debate uso racional de remédios e integração de tarifas de ônibus

Geral parlamento 04.03.2022 01Foto oficial da reunião do Parlamento Metropolitano da RMCMonte Mor sediou a reunião presencial do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), na última sexta-feira (4). O evento contou com a presença de representantes de diversas Câmaras, e debateu dois assuntos principais: a campanha pelo uso racional de medicamentos e a importância da integração das tarifas de ônibus. As palestras foram ministradas, respectivamente, pela diretora do Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Estado de São Paulo, Danyelle Cristina Marini, e pelo gerente regional da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), Edson Thomaz Zilião. Os dois assuntos foram sugeridos, ao Parlamento, pelo presidente da Câmara montemorense e terceiro secretário do colegiado, vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presente no encontro.

Tramita na Câmara de Monte Mor o Projeto de Lei 33/2022, de autoria de Alexandre, que institui a Semana Municipal sobre o Uso Racional de Medicamentos, iniciativa que visa “conscientizar a população sobre os riscos da automedicação”. Na reunião de sexta-feira, a palestrante do CRF comentou aspectos técnicos sobre o assunto, e colocou o órgão à disposição da sociedade, inclusive para apoiar Moção a ser enviada ao Congresso Nacional, sobre o assunto, conforme proposto pelo presidente do Parlamento Metropolitano e da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos (PSB). Para Alexandre Pinheiro, a expectativa é de que as demais Câmaras da região pautem o assunto sobre o uso racional de remédios, e avisem os Conselhos Regionais, para haver a divulgação. “Isso é política pública”, destacou.

Outro assunto abordado foi a necessidade da integração das tarifas de ônibus na região. Alexandre, que já havia debatido a temática em discursos no Plenário, explicou que muitos moradores trabalham em cidades vizinhas, e muitas vezes perdem oportunidades de emprego, devido à necessidade de pagar duas passagens de ônibus. O representante da EMTU explicou que o assunto já está sendo debatido nos municípios de Monte Mor, Hortolândia, Valinhos e Vinhedo. E o presidente do Legislativo montemorense defendeu a necessidade dessa unificação, “para que a gente possa pagar uma única tarifa e rodar duas horas, como é na Grande São Paulo”. Presente no evento, o vereador Professor Adriel (PT) também comentou o transporte público, abordando aspectos diversos, inclusive o problema da superlotação. 

IMAGENS

PRESENÇAS

Geral parlamento 04.03.2022 02O presidente Alexandre, em entrevista à TV Câmara CampinasAlém dos parlamentares e palestrantes citados, estiveram presentes na reunião (realizada no espaço Lillys Eventos, cedido à Câmara, na oportunidade) os presidentes dos Poderes Legislativos de Americana, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Morungaba, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Valinhos e Mogi Mirim, e o presidente emérito do Parlamento Metropolitano e vereador licenciado de Indaiatuba, Hélio Ribeiro. Também participaram diversos vereadores, as delegadas da seccional de Campinas do CRF-SP, Erika Ferraresso dos Anjos e Cristina Tanikawe, e o chefe de gabinete da prefeitura de Monte Mor, Ricardo Bizetto. “É um momento de muita alegria receber o Parlamento na nossa cidade”, disse Alexandre, no início do encontro, ao citar que o colegiado tem obtido conquistas e realizado um trabalho efetivo, que tem sido copiado por outras regiões do Estado. Ao final do evento, o parlamentar também concedeu entrevista à TV Câmara de Campinas (foto ao lado).