Em reunião com o presidente da Câmara, Elemmor entrega relatório de atividades e plano para 2022

07.02.2021 elemmor reunião 01Os servidores Marcos Roberto, Márcio Ramos e Gisele Pereira, da Elemmor, em reunião com o presidente Alexandre Pinheiro (o 2º da esquerda para direita)A Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) entregou ao presidente da Câmara, vereador Alexandre Pinheiro (PTB), o relatório das atividades realizadas durante o ano de 2021 e o plano de ações para 2022. A reunião foi realizada na última segunda-feira (7), no gabinete da Presidência.

Para Alexandre, as atividades realizadas pela Escola foram de alto nível, e sempre subsidiadas por profissionais altamente qualificados. Foi assim no Outubro Rosa, nas atividades em comemoração ao Ano Internacional das Mulheres (reveja aqui e aqui), na palestra sobre a política pública de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Monte Mor, e nos cursos voltados aos jovens vereadores.

Diretor da Elemmor, o servidor da Câmara, Márcio Ramos, ressalta que os eventos de preparação destinados aos vereadores e assessores, promovidos no início da legislatura, contaram com os servidores efetivos da Casa Legislativa, em especial aqueles que prepararam e ministraram os cursos. Foram eles: Procuradoria Jurídica (nos cursos sobre princípios da administração pública, sistema de controle e sobre constitucionalidade e legalidade), Secretaria Legislativa (sobre processo legislativo, redação e técnica legislativa na elaboração das diferentes espécies de proposições) e Assessoria de Imprensa (com treinamento sobre ouvidoria, transparência e comunicação pública).

Para a Elemmor, a principal atividade do ano de 2021 foi o Programa Parlamento Jovem, realizado em parceria com a Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor, no segundo semestre, que contou com a participação efetiva dos estudantes. Foram seis sessões, cinco cursos, várias reuniões e diversas proposituras apresentadas pelos vereadores jovens.

PLANO PARA 2022

07.02.2021 elemmor reunião 02Reunião da Escola do Legislativo, no gabinete da Presidência: dentre as atividades previstas para 2022, consta a 2ª edição do Parlamento JovemO Parlamento Jovem será executado no segundo semestre deste ano, e todas as escolas de Ensino Médio do município serão convidadas a participar. As normas para participação serão publicadas ainda no 1º semestre, até o mês de maio. Segundo a Elemmor, a intenção é iniciar o Programa em agosto e encerrar as atividades em dezembro.

Outra atividade que será retomada em 2022 são as visitas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao prédio da Câmara. A Escola do Legislativo irá apresentar a proposta do projeto à Secretaria Municipal de Educação, para formalizar uma parceria. A Elemmor pretende envolver todas as salas de aula dessas turmas.

Também está no plano a realização de cursos sobre fiscal de contrato, licitação pública e orçamento municipal. E palestras sobre saúde, trabalho e tecnologia, combate ao câncer nas mulheres e nos homens, os desafios das mulheres nos diferentes setores da sociedade, promoção da igualdade racial e tolerância religiosa, dentre outras ações.

As palestras e cursos da Escola do Legislativo são destinados aos servidores municipais e abertos à participação dos cidadãos interessados. As atividades presenciais serão realizadas com as seguranças sanitárias necessárias e transmitidas pelas redes sociais da Câmara.

(Com informações da Escola do Legislativo - Revisão: Assessoria de Imprensa da Câmara)