Elemmor debate planejamento na gestão pública; Parlamento Jovem se encerra na próxima quarta (8)

IMG 4866Palestrante e estudantes da Etec, do programa Parlamento Jovem: atividade debateu a importância do planejamento na administração públicaA Câmara de Monte Mor sediou, nesta semana, uma palestra sobre planejamento na administração pública, ministrada pelo secretário de Programas e Projetos Estratégicos de Sumaré, Vilson Ribeiro do Amaral. O evento integra as atividades do programa Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo (Elemmor), e foi realizado no Plenário da Casa, na última terça-feira (30) - oportunidade em que os estudantes da Etec, que participam da atividade formativa, puderam fazer perguntas e interagir com o palestrante. Na próxima quarta-feira (8), a partir das 14h30, será realizado o encerramento do programa, com a 6ª e última sessão legislativa do ano, na qual os vereadores jovens poderão apreciar proposituras, como projetos de leis e moções. A atividade contará ainda com a participação de parlamentares, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Poder Legislativo.

Na palestra da última terça-feira, Vilson, que também já atuou como secretário de Planejamento e Obras e de Desenvolvimento Econômico e Social, em Monte Mor, abordou a importância do planejamento para a realização de uma boa gestão pública municipal. Ele lembrou que o termo é amplo, e usado não apenas na administração pública, mas também em aspectos da vida cotidiana. “Tudo que é planejado com certeza tem um fim, uma conclusão, uma meta”, relatou o profissional, que é graduado em Engenharia. Em sua exposição, o palestrante, que foi voluntário no evento, ainda explicou que a falta de planejamento, na administração pública, pode trazer problemas diversos, como a precariedade infraestrutura básica, a deficiência na prestação dos serviços públicos, o déficit habitacional, casos de violência urbana e até mesmo questões relativas à desigualdade social.

Instrumentos como o Plano Diretor (que prevê os critérios para a expansão urbana dos territórios) e de planejamento orçamentário (Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentária e a Lei Orçamentária Anual) também foram abordados, assim como a importância de se promover o debate desses assuntos com a sociedade, a partir de audiências públicas, por exemplo. A relevância da existência de políticas públicas setoriais, dentro do planejamento, também foi destacada. Vilson citou, aos jovens presentes, exemplos como as políticas de saúde, educação, saneamento básico, transporte e segurança – e ressaltou que todas elas precisam estar elencadas tanto no planejamento territorial quanto no orçamentário. “Há uma demanda gigantesca por diversas políticas públicas que solucionem a grande cesta de problemas sociais”, afirmou, também citando a importância do cumprimento das leis.

Registros da palestra sobre planejamento público. Atividade da Escola do Legislativo foi ministrada dentro do programa Parlamento Jovem, aos estudantes da Etec de Monte Mor

SESSÃO LEGISLATIVA

A palestra também contou com uma dinâmica, na qual os estudantes puderam responder perguntas sobre os conceitos básicos do assunto. Vilson ainda ressaltou a importância de saber que existem jovens que estão “pensando no município”, e se envolvendo com assuntos relacionados à política, através do programa Parlamento Jovem. “Torço para que continuem nessa, lutando pelo município e pelos ideais. Com certeza, só assim nós teremos uma sociedade melhor e mais justa para todos”, salientou o especialista. Ao final, foi realizada a 5ª sessão ordinária do Programa – assista neste vídeo. Diferente do divulgado anteriormente, a sessão de encerramento será na próxima quarta-feira (8), e não na sexta-feira (10), atendendo a pedido da diretoria da Etec, entidade com a qual a Câmara realizou as atividades, neste segundo semestre, após formalização de termo de parceria.