Fio destaca Moção de Aplausos aos professores e defende pagamento do “Abono-Fundeb”

ProfessorFio 29.11.2021“O abono vem só para amenizar o trabalho que foi realizado”, relatou Fio, defendendo o pagamento dessa bonificação extra aos profissionais do municípioAutor da Moção 51/2021, de aplausos aos professores de Monte Mor, o vereador Professor Fio (PTB) comentou a propositura na sessão de segunda-feira (29), data em que a mesma passou pela fase de leitura. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área, especialmente durante a pandemia, e salientou a importância de se garantir uma melhor valorização, inclusive com o pagamento do chamado “Abono-Fundeb” - bonificação oriunda de “excedentes” do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

“Foi difícil demais trabalhar esse ano, para todos os profissionais. Sejam professores ou da área da saúde. [Para] essas duas áreas aí, foi complicado [atuar]”, afirmou o parlamentar, lembrando que os professores precisaram “se reinventar” e inclusive “trabalhar em dobro” - já que, em alguns momentos, tiveram que atuar em sala de aula e, paralelamente, elaborar, de casa, conteúdos educativos para a educação à distância. “O abono vem só para amenizar o trabalho que foi realizado”, relatou Fio, defendendo o pagamento dessa bonificação extra aos profissionais do município.

No discurso, o parlamentar lembrou que, na época da aprovação do Projeto que liberou R$11,5 milhões do Fundeb para a educação, via “excesso de arrecadação”, foi informado que parte do recurso seria utilizado para o pagamento da bonificação. “Esse abono tem que vir”, relatou, destacando que, em seu entendimento, não seria necessário o município aguardar a aprovação do pagamento pela Assembleia Legislativa, já que a mera elaboração do projeto abriria “precedente” para Monte Mor. A Alesp aprovou tal pagamento para os profissionais da rede estadual do Estado na quarta-feira (1º).

TRANSPARÊNCIA

Professor Fio anunciou que está elaborando Projeto de Lei que visa estabelecer a divulgação obrigatória, no site da prefeitura, da listagem de medicamentos disponíveis na rede do SUS. “O que tem, o que não tem, o que foi retirado. Para [garantir] transparência”, ressaltou, citando que persiste, na rede pública, a falta de remédios e também de médicos - tal qual constatado por ele, recentemente, na UBS do Jardim Progresso. Ele ainda manifestou expectativa de que o problema seja solucionado.