Professora Selma faz homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Professora Selma faz homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de DownProfessora Selma faz homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down23/03/2017 – A vereadora Professora Selma (PMDB) prestou homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, durante discurso na Câmara, na última segunda-feira (20). A vereadora ressaltou que existem cerca de 280 mil pessoas com a síndrome, no Brasil. “Em cada 700 brasileiros, um nasce com as características genéticas”, comentou a vereadora, lembrando que é garantido o direito à dignidade humana e ao acesso a serviços de assistência médica, educação, trabalho, “independente das condições e das particularidades que os diferencia”.

“Esse quadro não se configura como uma doença. Há mulheres e homens com síndrome de Down que trabalham, que atuam, que estudam, que vivem sozinhos. Então, eu prefiro considerá-la como uma limitação”, destaca Professora Selma.  O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. Em 1866, o médico britânico John Langdon Down definiu o padrão físico e comportamental da síndrome; e em 1958, o pediatra francês Jérome Lejeune a definiu como uma alteração genética no cromossomo 21.

Professora Selma ressaltou que, “apesar das campanhas de esclarecimento, muitos pais ainda se sentem inseguros ao receber a notícia de que tem um filho com esse transtorno”. A vereadora mencionou depoimento do senador Romário (PSB), “um dos melhores parlamentares do país, que tem um engajamento na luta pelos direitos das pessoas com necessidades”. No depoimento, Romário afirma que “os pais que tem um dom de ter um filho com síndrome de Down podem se considerar pais especiais”.

“Pessoas leigas, como eu era, as veem como anormais. Mas nós somos mais anormais que eles, porque no mundo deles só tem amor e carinho”, disse Romário, que é pai de Ivy, criança com a síndrome. “Prestemos atenção a esta fala e valorizemos o próximo”, pediu Professora Selma, afirmando que “é imperativa a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down”. “Peço que sonhemos alto, com uma Monte Mor melhor, mais decente, mais justa, sem preconceitos e sem discriminação”, concluiu, parabenizando os pais das crianças com síndrome de Down.

Diretoria de Cultura

A vereadora também agradeceu ao prefeito Thiago Assis pela permanência de Marcelo Menegatti à frente da Diretoria de Cultura. “[Ele] não tem medido esforços para que nossa cidade seja um polo de entretenimento artístico e cultural”, afirmou Professora Selma.