Intervenção de Frente Parlamentar garantiu atendimento de servidora com deficiência, diz Camilla

CamillaHellen 22.11.2021 Discurso“Ficou acordado […] que vai ficar por conta da servidora escolher [o local] onde fica melhor [a sua atuação]”, disse Camilla HellenApós recebimento de denúncia, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doenças Raras e Transtornos interveio em prol de uma servidora pública municipal. Em discurso na sessão ordinária da última segunda-feira (22), a vereadora Camilla Hellen (Republicanos), presidente do colegiado, na Câmara, abordou o assunto e as medidas que foram adotadas.

De acordo com Camilla, a Frente Parlamentar recebeu uma denúncia do Sindicato dos Servidores, de que a profissional, pessoa com deficiência, havia tirado licença médica e, ao retornar ao trabalho, “havia sido remanejada, sem aviso”. Ainda de acordo com a parlamentar, o novo local de trabalho para o qual funcionária pública foi transferida trazia prejuízos à acessibilidade da mesma.

No pronunciamento, a vereadora destacou que, em reunião na sexta-feira (19), com a Frente Parlamentar, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Elaine Brischi, solucionou o problema. “Ficou acordado […] que vai ficar por conta da servidora escolher [o local] onde fica melhor [a sua atuação]”, disse Camilla, citando conversa entre a secretária e a funcionária pública.

DIFICULDADES

A vereadora ainda relatou que, antes da solução amigável do problema, a servidora - que é lotada na Secretaria de Desenvolvimento - havia tentado um diálogo com seus superiores hierárquicos, mas “não obteve êxito”. Segundo ela, a profissional também havia procurado o Sindicato, órgão que também “protocolou um requerimento para [tentar] uma conversa com a secretária e com a diretoria, e também não teve resposta”. Nesse sentido, o Sindicato remeteu a denúncia à Câmara.

Camilla considerou como positivo o diálogo com a secretária, que também é primeira-dama do município. “Foi uma conversa muito amistosa, isso é muito bom, isso é unidade, é conversa entre os Poderes. É o que tem que haver no município, para uma solução favorável, que seja boa para ambos os lados”, afirmou a parlamentar, destacando que também participaram da reunião os vereadores Paranhos (MDB), 1º secretário da Frente, e Wal da Farmácia (PSL), membro.

“Para ela [servidora pública com deficiência], a acessibilidade, para onde ela foi [transferida], ficou mais complicada. Então, foi muito importante essa atuação da Comissão”, disse Camilla, ao ressaltar a importância de que o Poder Executivo tenha “essa sensibilidade, essa prontidão no diálogo e na solução”. A vereadora também disse que aguarda os relatórios da Secretaria, para “concluir o caso”. A Frente Parlamentar também é integrada por Beto Carvalho (DEM) e Bruno Leite (DEM).