Área do São José pode se tornar uma praça, futuramente. Vereadores aprovam nome do espaço

NelsonAlmeida 08.11.2021 2"Vamos trabalhar para conseguir construir uma praça, dando homenagem ao grande e saudoso Christiano Funaro", disse Nelson Almeida, autor da propositura

“Parque Christiano Funaro”. Esse é o nome que será dado ao até agora chamado “Sistema de Recreio do Jardim São José”, área do bairro que é carente de espaços de lazer no município. De iniciativa do vereador Nelson Almeida (Solidariedade), o Projeto de Lei 129/2021 foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara desta segunda-feira (8). O texto segue agora para sanção do prefeito.

Em discurso, antes da votação, Nelson explicou que a medida atende ao pedido dos moradores do bairro, que reclamam da ausência de locais de lazer. “Nesta área que foi escolhida, vamos trabalhar para conseguir construir uma praça, dando homenagem ao grande e saudoso Christiano Funaro, que era morador daquele bairro e que cuidava com muito carinho daquele local”, relatou.

O vereador citou o empenho dos secretários de Meio Ambiente e de Obras, que segundo ele realizaram tratativas junto ao DAEE, e aguardam a liberação do órgão para iniciar o desassoreamento do espaço. Nelson também disse que esteve com o deputado federal Henrique do Paraíso (Republicanos), em Brasília, e que o parlamentar estuda a possibilidade de liberar verbas para a praça.

Na sessão plenária, o vereador Professor Adriel (PT) fez a leitura da íntegra da propositura. E Andrea Garcia (PTB) elogiou a iniciativa. “Aquele bairro merece uma área de recreação”, afirmou. Já Camilla Hellen (Republicanos) se colocou à disposição para intermediar a busca de recursos com o deputado federal, que é do seu partido, visando concretizar o projeto de construção da praça, no bairro.

DEFENSOR DO MEIO AMBIENTE

Nascido em Campinas, em 1932, Christiano Funaro veio para Monte Mor ainda criança, com sua família, afirma a Justificativa do Projeto aprovado. Ele era “lembrado pelo seu cuidado e dedicação com a cidade que adotou”, e morreu em 2012. “Dentre todas as importantes causas pelas quais lutava, uma em particular se destacava: a defesa do meio ambiente e a valorização da área verde do bairro onde morava. Em frente à sua antiga casa, ainda hoje há uma área de preservação ambiental que possibilita aos moradores, desde os mais idosos até as pequenas crianças, um contato puro com a natureza. Foram anos trabalhando incansavelmente pela proteção do local e garantia de que tudo fosse feito com zelo, transparência, honestidade, moral e ética. Afinal, seu grande sonho sempre foi um mundo melhor para seus filhos e netos e as gerações que viriam depois”, diz Nelson, na propositura.