Com diretor da Elemmor, vereadores acompanham eleição do Parlamento Jovem na Etec

IMG 1238Votação ocorre em simulador de urna eletrônica que emite som similar ao da urna do TSE; sistema foi desenvolvido por professores da Etec Os ambientes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor ganharam novos ares nesta semana. Especialmente a biblioteca, onde está sendo realizada a eleição do Parlamento Jovem, programa de educação política que vai eleger 15 vereadores juvenis, que serão empossados na próxima semana. As votações ocorreram nesta quinta-feira (21), entre 10h e 22h, e prosseguem nesta sexta-feira (22), até as 15h. Nesta quinta, vereadores estiveram presentes na escola, acompanhando a eleição.

Além do presidente do Poder Legislativo, Alexandre Pinheiro (PTB), estiveram na Etec os vereadores Altran (MDB), Bruno Leite (DEM), Camilla Hellen (Republicanos), Vitor Gabriel (PSDB) e Wal da Farmácia (PSL). Junto com o diretor da Escola do Legislativo (Elemmor), Márcio Ramos, eles foram recepcionados pela equipe da escola, incluindo o diretor Wagner José Silva. A Elemmor é responsável pelo Programa, que, neste semestre, está sendo realizado em parceria com a Etec.

Bibliotecária da Etec desde 2009, Sueli Dias Garcia estava atuando como “mesária”, já que recebia os estudantes e auxiliava no processo. “Eles ficaram bem empolgados, e estão gostando bastante. Você percebe a movimentação na escola, dos candidatos que estão se envolvendo. Eles estão procurando divulgar direitinho”, afirmou à reportagem, citando que alguns jovens chegaram a ficar nervosos, pela primeira experiência de votação. “Eles estão levando a sério. Você percebe o interesse”.

Com 16 anos, Luan Costa, estudante do Ensino Técnico Integrado ao Médio, disse que foi um dos 29 candidatos. “Eu acho que o nosso partido foi um dos melhores, a campanha foi boa, nós conseguimos atingir algumas salas e alguns votos também”, disse. Ele ponderou, entretanto, que considera que o processo de divulgação poderia ter sido melhor, já que a sua sala, por exemplo, não ficou sabendo das propostas de todos os partidos. “Mas deu pra ver bem o que cada partido prometeu”, relatou.

Segundo a Elemmor, as campanhas foram realizadas pelas redes sociais e presencialmente - o que incluiu cartazes afixados nos corredores da escola, nos quais constavam as propostas de campanha dos três partidos (Partido da Esperança, da Harmonia e da Inovação). A previsão é de que o resultado da votação seja divulgado ainda na tarde desta sexta-feira. Os eleitos serão empossados em cerimônia no Plenário da Câmara, na próxima quarta-feira (27), às 15h, com transmissão ao vivo pela internet.

GALERIA DE IMAGENS: