Outubro Rosa: depoimentos de integrantes da Amigas do Peito marca evento da Escola do Legislativo

Importância de estratégias de políticas públicas e da garantia do diagnóstico precoce foram reforçadas por parlamentares presentes

AIMG 0927Parlamentares, servidoras da Câmara, assessores, integrantes da Elemmor e as palestrantes da Amigas do Peito: evento de conscientização foi transmitido ao vivo“Outubro Rosa”: mês em que normalmente se intensificam as ações de prevenção e combate ao câncer de mama, em todo o país. Nesta terça-feira (19), Dia Internacional da Luta contra a doença, a Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) promoveu um evento com a participação de integrantes da “Amigas do Peito”, entidade que reúne mulheres que tiveram o diagnóstico. 

Realizado no Plenário, com transmissão ao vivo pela internet, a atividade de conscientização reuniu relatos de experiências, visando refletir sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Também foram debatidas políticas públicas municipais para o combate e enfrentamento da doença, e exibidos dois vídeos educativos, sobre o assunto.

Da Amigas do Peito, Regina Pontin e Débora Pinha compartilharam suas histórias de vida, em depoimentos emocionados nos quais citaram o momento do diagnóstico, o tratamento realizado e as dificuldades enfrentadas (assista neste link do YouTube da Câmara). As duas salientaram que a detecção da doença, logo no início, amplia as possibilidades de cura.

“Existe tratamento e existe cura. Nós estamos aqui para provar isso”, disse Regina, que teve o diagnóstico aos 43 anos, passou por tratamentos diversos, num “processo demorado”, e hoje está curada. “Só quem passa pelo diagnóstico e pelo tratamento da doença sabe contar como é difícil”, completou Débora, que descobriu a doença na pandemia e atualmente faz acompanhamento semestral. 

IMG 0901Vice-presidente da Frente Parlamentar dos Direitos das Mulheres, a vereadora Camilla Hellen abordou a importância de políticas públicas e da informação POLÍTICAS PÚBLICAS  

Integrante da Frente Parlamentar dos Direitos das Mulheres, a vereadora Camilla Hellen (Republicanos) ressaltou a importância da divulgação ampla da doença, visando à conscientização. “A informação é importante, porque ela pode trazer a descoberta precoce, e, com isso, fazer toda a diferença”, afirmou. A parlamentar salientou, ainda, que políticas públicas podem ser desenvolvidas por entidades diversas, inclusive as religiosas e as do terceiro setor, como a entidade Amigas do Peito. 

“Infelizmente nós não vimos, aqui no município, um empenho, um engajamento como a Câmara está tendo. Viva a nossa Casa Legislativa”, disse Camilla. Ela também salientou a importância da realização do autoexame; anunciou que, em breve, o município deve inaugurar um mamógrafo; e explicou que, atualmente, o exame de mamografia é recomendado a partir dos 40 anos de idade, no município, e é feito pelo menos a cada dois anos, partir de triagem nas unidades de saúde. 

Ela também explicou que, quando há casos de câncer na família, é feito um exame de ultrassom, mesmo antes dos 40 anos. “A educação é fundamental”, afirmou a vereadora, ressaltando que os cuidados com a saúde da mulher exigem inclusive um tratamento multidisciplinar, não só físico mas também psicológico, o que deve ser suprido por políticas públicas. “O câncer de mama não é uma causa somente do Poder Público, mas de toda a sociedade civil”, relatou.  

IMG 0753Outubro Rosa: evento da Escola do Legislativo foi realizado no Plenário, na mesma data em que se celebra o Dia Internacional de Combate ao Câncer de MamaCONSCIENTIZAÇÃO IMPORTANTE

A atividade foi apresentada pela coordenadora da Escola do Legislativo, Silvia Evangelista, que ressaltou a importância do evento de conscientização, que teve o tema “Todos contra o Câncer de Mama”. Também da Elemmor, a integrante da comissão de apoio, Gisele Pereira, fez relato de sua experiência pessoal, sobre a época em que sua mãe foi diagnosticada com a doença, em 2018, ocasião em que conheceu as Amigas do Peito. Márcio Ramos, diretor da Escola, trouxe um olhar masculino para a temática, já que sua esposa teve a doença. Ele lembrou que, inclusive, 1% dos casos de câncer de mama são em homens, segundo estatísticas; e destacou a importância do enfrentamento da cultura do machismo, inclusive porque muitos maridos abandonam suas mulheres após a cirurgia de retirada da mama, que às vezes é necessária. “Os homens têm a responsabilidade de ajudar a combater esse câncer, que é a segunda maior causa de morte da mulher, só perdendo para o câncer de pele”.

O presidente da Câmara, vereador Alexandre Pinheiro (PTB), parabenizou a Escola do Legislativo pela realização de mais esse evento, ressaltou a importância da live e defendeu a “produção de políticas públicas voltadas para essa área”. Renata Bernardo, diretora geral da Casa, também participou da cerimônia, e lembrou que a temática tem implicações diretas na necessidade de desenvolvimento de políticas públicas específicas. “Nós queremos que toda a sociedade tenha direito a ter um diagnóstico precoce”, afirmou a diretora, lembrando que a medida pode garantir, inclusive, maiores chances de sobrevivência. Além de servidores da Câmara e assessores parlamentares, também participaram do evento os vereadores Wal da Farmácia (PSL), Pavão da Academia (MDB), Bruno Leite (DEM), Vitor Gabriel (PSDB) e Beto Carvalho (DEM) - alguns deles, inclusive, interagiram com as convidadas, formulando perguntas e debatendo o assunto (assista a íntegra no vídeo).

GALERIA DE IMAGENS:

Foto Lado a Lado