Com simulador de urna eletrônica, votação do Parlamento Jovem será nesta quinta, 21, e sexta, 22

SimuladorDeUrna Etec 04Simulador de urna foi desenvolvido pelos professores Samuel Santos e Gustavo Moreira, da Etec: eleições do Parlamento Jovem serão realizadas nesta semana. (Foto: Etec)Estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor irão às urnas nesta quinta (21) e sexta-feira (22) para eleger os vereadores que farão parte do Parlamento Jovem, programa de formação cidadã sobre gestão pública que é desenvolvido pela Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor), em parceria com a instituição de ensino, neste semestre. Nas votações, será utilizado um simulador de urna eletrônica desenvolvido pelos professores Samuel dos Santos e Gustavo Henrique Neves Moreira, da própria Etec. O voto não é obrigatório.

Segundo Márcio Ramos, diretor da Elemmor, as eleições, anteriormente previstas para o dia 8, foram adiadas a pedido de estudantes, que manifestaram interesse em ter mais tempo para a campanha, feita por redes sociais e presencialmente. Ainda segundo o diretor da Escola, 29 jovens se inscreveram, em três diferentes partidos (Partido da Esperança, da Harmonia e da Inovação) para disputar as 15 vagas, distribuídas dentro da regra da proporcionalidade aplicada na última eleição municipal, em 2020. Os eleitos serão empossados em cerimônia no Plenário da Câmara, no dia 27, às 15h.

A aula inaugural da primeira edição do Parlamento Jovem foi realizada no dia 17 de setembro, na Etec, com a participação de cerca de 120 alunos. O evento também contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Alexandre Pinheiro (PTB); do diretor da Etec, Wagner José da Silva; de vereadores e integrantes da Elemmor; e do professor de história Roney Staianov Caum, que, com Wagner, integra a comissão organizadora do Programa, com a Escola do Legislativo. A cerimônia de posse dos eleitos será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais e pelo site oficial da Câmara.

Fotos: Etec Monte Mor