Outubro Rosa: Beto Carvalho destaca importância dos exames e critica “mamógrafo parado”

BetoCarvalho 04.10.2021 DiscursoBeto disse que já participou de aproximadamente dez edições da campanha do Outubro RosaA importância da realização de exames preventivos no combate ao câncer de mama foi destacada pelo vereador Beto Carvalho (DEM), na sessão de segunda-feira (4). Na oportunidade, o parlamentar comentou o início do Outubro Rosa, mês em que tradicionalmente são intensificadas as ações educativas de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce. Ele disse que já participou de aproximadamente dez edições da campanha, e lamentou que, apesar de um dos principais exames a serem feitos seja a mamografia, o município possui um aparelho que depende de manutenção.

“Nós temos um mamógrafo aí, parado, há meses, com fila [para a realização dos exames]”, reclamou Beto, em seu pronunciamento no Plenário. Ele lembrou que, por seu intermédio, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB) liberou verba de R$200 mil, para custeio da área da saúde: recurso esse que poderia ser utilizado na manutenção do aparelho de mamografia. Segundo o parlamentar, o então secretário da pasta, Sílvio Corsini, preferia “andar de carro esportivo, alugado com dinheiro público, e não arruma [conserta] o mamógrafo [...] Mas é o que está acontecendo, o mamógrafo está parado”.

UPA

A recente inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Brischi, no Jardim Paulista, também foi abordada. Beto afirmou que a região carecia de uma unidade, já que, com a duplicação da Rodovia SP 101, por exemplo, os salvamentos por ambulâncias se tornavam demorados, já que os veículos muitas vezes precisavam fazer o retorno em Hortolândia. “São segundos que custam vidas”, disse, parabenizando a atual administração do município, pela conclusão e entrega da obra.

ACESSIBILIDADE

Beto também comentou a Indicação 227/2021, do seu gabinete, que pede que a prefeitura providencie a “construção de rampas de acessibilidade na praça da Vila Magal”. Ele lembrou que o pedido da melhoria, visando atender às pessoas com deficiência, passou pela sessão da Câmara em abril deste ano, sendo remetido ao Poder Executivo na sequência. E pediu uma solução urgente para o problema.