“O prefeito não pode estar no 9º ano de faculdade”, diz Paranhos sobre discurso de Brischi

Paranhos 04.10.2021 2“Ele [prefeito] não errou, ele quis errar. Ele não consertou, ele foi obrigado a consertar”, afirmou Paranhos, sobre destituição do Conselho Municipal de Saúde, posteriormente revertidaNa sessão da Câmara desta segunda-feira (4), o vereador Paranhos (MDB) voltou a criticar o prefeito Edivaldo Brischi (PTB), em especial o discurso proferido pelo chefe do Poder Executivo na cerimônia de inauguração da UPA. Segundo o parlamentar, o prefeito afirmou publicamente que “se sente numa faculdade, no nono mês”. “O prefeito não pode estar no nono ano de faculdade. O prefeito é o reitor da faculdade, o que rege, o que administra, o que contrata os melhores professores, que [no caso] são os secretários. Ele não tem o direito de estar cursando o nono ano. Ele não entendeu isso”, disse.

No pronunciamento, Paranhos comentou que, ainda na cerimônia de posse, o prefeito convidou o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) ao palco, e afirmou que “erra e que não tem vergonha de consertar o erro”, “se referindo à destituição arbitrária que ele fez daquele Conselho”. “Ele [prefeito] não errou, ele quis errar. Ele não consertou, ele foi obrigado a consertar”, afirmou o vereador, destacando que, em discursos na tribuna livre e também “na mesa de reuniões”, orientou a prefeitura quanto à irregularidade da portaria, posteriormente cancelada, que destituiu o CMS.

O parlamentar ainda ponderou as críticas, reconhecendo que Brishi não fez uso político da UPA; e que inclusive informou sobre o início da pavimentação da Estrada do Rio Acima, que de fato deverá trazer “progresso” ao município. Paranhos ainda comentou a fala do secretário de Saúde, Sílvio Corsini, no evento de inauguração. Para ele, o titular da pasta “demonstrou que não conhece nada dessa cidade”. Por fim, o vereador elogiou o discurso do presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB), que, no seu ponto de vista, “salvou o evento”, com uma fala “simples, objetiva e madura”.

GESTÃO DO SUS

Paranhos comentou sua participação no evento “Como ampliar a receita do SUS para o município através de uma boa gestão”, promovido pela Escola do Legislativo na sexta-feira (1º). Afirmou que a atividade deveria inclusive ter partido do governo, “que administra a nossa saúde”. E ressaltou que o palestrante, o cientista de dados Evandro Hayashi, “deixou bem claro há quanto tempo a gestão [da saúde municipal] é frágil e incompetente. E permanece assim. Se não tiver piorado”. O parlamentar ainda destacou que irá cobrar para que a secretaria de Saúde faça uma boa administração.