Com aprovação de Projetos, praça do Paulista e rua do Parque do Café passam a ter nomes oficiais

AlexandrePinheiro 04.10.2021O vereador Alexandre Pinheiro, presidente da Câmara, é autor dos dois Projetos que dão nomes a logradouros públicosÉ de iniciativa do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, dois Projetos de Lei (PL) apreciados na sessão desta segunda-feira (4), que dão nomes a logradouros do município. As proposituras, aprovadas por unanimidade, tratam da denominação de uma praça pública do bairro Jardim Paulista e de uma rua do Parque do Café. A íntegra da sessão está disponível neste link.

Primeiro a ser votado, o PL 114/2021 estabelece que a Praça Três, localizada entre as ruas Alice Pereira da Cruz e Pastor Manoel Leones Gomes Pereira, no Paulista, passará a se chamar “Praça da Bíblia Sagrada”. Na Justificativa, o autor destaca que a iniciativa visa “identificar a área [...], contemplando a comunidade cristã, evangélica e católica”, além de homenagear a palavra de Deus.

Já o PL 118/2021 dá o nome da senhora Maria do Socorro da Silva Braga para a Rua Vinte e Sete do Parque do Café. Natural de Santo André, município da região da Grande São Paulo, a homenageada - que durante a vida “trabalhou como manicure, pedicure, cabeleireira, artesã e vendedora” - residia em Monte Mor desde os anos 2000, e morreu em fevereiro deste ano, vítima da Covid-19.  

HOMENAGEM 

Parlamentares comentaram a aprovação dos PLs (assista nesse trecho). Alexandre Pinheiro ressaltou que a praça do Paulista é “rodeada por mais de dez igrejas”, e que sua denominação atende ao pedido de alguns pastores. “A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. É um livro que nos traz esperança”, afirmou. Nelson Almeida (Solidariedade) e Altran (MDB) parabenizaram o autor do Projeto, pela iniciativa. Professor Fio (PTB) também elogiou a proposta. Mas sugeriu que o local seja revitalizado. “Precisa de iluminação, [de] postes de praça mesmo, [de] bancos. Porque não tem nem onde sentar”, afirmou, ressaltando que elaborará Indicação, pedindo tais reformas no espaço da praça. “Que essa praça traga transformação e vida, que é isso que a Bíblia nos traz”, completou Camilla Hellen (Republicanos), sugerindo inclusive a construção de um monumento no local, com referência bíblica. 

Paranhos (MDB) também elogiou o autor do PL, pela iniciativa, também desejando “sabedoria” às lideranças religiosas. Professor Adriel (PT) manifestou apoio ao Projeto; destacou que sociedade é plural, e a matriz cristã é muito importante. Além disso, manifestou expectativa de que o Plenário aprove, futuramente, Projetos de sua autoria que pretendem enaltecer as matrizes afrodescendentes. Vitor Gabriel (PSDB) parabenizou o autor e manifestou o desejo de que a praça “ganhe o resgate que sempre mereceu”. Afirmou, ainda, que trabalha em projeto para trazer uma pista de skate para o local, com o apoio do deputado federal Carlos Sampaio (PSDB). Beto Carvalho (DEM) ressaltou que a igreja e o esporte têm o potencial de retirar as crianças do mundo das drogas. “Para mim, a Bíblia é o único livro do mundo que transforma a vida das pessoas”, completou Andrea Garcia (PTB). 

EMENDA

Geral 04.10.2021 2Plenário: sessão foi realizada com a presença limitada do público externo, que se inscreveu previamente por e-mailNa sessão, também foi aprovada a Emenda Supressiva 3/2021, da Comissão de Justiça e Redação (CJR), que exclui o artigo 2º do Projeto de Lei. O trecho informava que a prefeitura deveria “providenciar o emplacamento da praça”. Presidente da CJR, Wal da Farmácia (PSL) explicou que tal alteração é necessária, uma vez que o artigo iria trazer obrigações ao Poder Executivo, tornando o PL inconstitucional. Ela também sugeriu que o município construa monumento na praça - proposta que também teve o apoio do autor do PL, Alexandre. Beto Carvalho citou que, caso o Poder Executivo não faça a obra do monumento, parte do percentual de emenda impositiva do seu gabinete poderá ser destinado à benfeitoria. Já Paranhos (MDB) reafirmou a importância das emendas impositivas.

PL 118

O Projeto que dá o nome da senhora Maria do Socorro da Silva Braga para a Rua Vinte e Sete do Parque do Café também foi comentado. Professor Adriel parabenizou o ator, pela iniciativa, e, inclusive, colocou seu gabinete à disposição para receber, da sociedade, ideias de nomes que poderão ser dados a vias públicas da cidade, prestando as homenagens. Alexandre Pinheiro ressaltou que se trata de mais uma vítima do “vírus tenebroso” da Covid-19, e citou a trajetória da homenageada. Andrea Garcia reafirmou a importância de se dar nomes a vias públicas da cidade, e lembrou, também, que tal iniciativa consiste numa das atribuições dos parlamentares. 

Foto Lado a Lado