Professor Adriel defende a redução da jornada de trabalho das cuidadoras de creche

ProfessorAdriel 20.09.2021O vereador Professor Adriel, na sessão ordinária da Câmara: “cuidar também é educar”“Cuidar também é educar”. Com essas palavras, o vereador Professor Adriel (PT) iniciou seu discurso no Plenário da Câmara, na sessão ordinária da última segunda-feira (20). O parlamentar defendeu a redução da carga horária de trabalho das profissionais que atuam como cuidadoras de creche.

No pronunciamento, Professor Adriel lembrou que, desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (norma que definiu a organização da educação brasileira) estabelece que as creches públicas não consistem num “serviço assistencialista”, mas, sim, integram o ciclo de educação. 

Entretanto, explicou o parlamentar, os professores têm carga horária reduzida - no caso do município, de 30 horas semanais. Enquanto, lamentou ele, as cuidadoras de creche continuam exercendo 40 horas de atividades por semana, o que pode interferir inclusive na qualidade do serviço prestado.

“Há prejuízos”, afirmou o vereador, citando que essa carga horária ampliada das cuidadoras pode afetar até o desenvolvimento das crianças, “pelo nível de estresse e de desgaste do profissional”. Ele também disse que abordou o assunto em conversa informal com o secretário de Educação, no começo do ano. 

LINHA 303

O parlamentar ainda comentou o retorno da circulação dos ônibus da linha 303, que atendem o Jardim Colina. Citou que se trata de um importante avanço obtido em prol dos moradores, que “estavam sofrendo muito”. Segundo ele, o problema afetava inclusive os alunos da escola Cônego Cyriaco, que utilizam o transporte coletivo para se deslocar de suas residências até a unidade de ensino. 

“Foi uma luta construída por muitas mãos”, relatou Professor Adriel, citando o abaixo-assinado elaborado pelo seu gabinete, que contou com o apoio de mais de 600 moradores; as reivindicações de outros parlamentares; e o auxílio da equipe de Mobilidade Urbana da prefeitura, para a retomada da linha. “Foi uma vitória muito importante”, destacou, parabenizando os moradores.

PARLAMENTO JOVEM

O vereador ainda comentou o programa Parlamento Jovem, e a presença dos alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) no plenário. “Essa é uma experiência de projeto piloto que, tenho certeza, será estendida a toda a rede pública aqui de Monte Mor”, destacou, parabenizando os estudantes que farão parte do programa desenvolvido pela Escola do Legislativo, que visa à educação cidadã para a política. 

Foto Lado a Lado