Entrevista com o presidente Waltinho dá início à série da Rádio Prima

Entrevista com o presidente Waltinho dá início à série da Rádio PrimaEntrevista com o presidente Waltinho dá início à série da Rádio Prima10/04/2016 – O vereador Waltinho Assis (PDT), presidente da Câmara, concedeu uma entrevista a Rádio Prima, na última terça-feira (4). O bate-papo deu início à série de entrevistas que serão concedidas semanalmente pelos vereadores ao programa Show da Cidade, apresentado pelo jornalista Eduardo Rage. Na entrevista, que durou cerca de 40 minutos, Waltinho abordou as prioridades de sua gestão, em áreas como segurança pública e meio ambiente.

Atualmente em seu terceiro mandato, o vereador destacou que sua meta como chefe do Legislativo municipal será garantir a “total transparência” dos atos públicos. “O que nós almejamos é o bem estar da população”, disse, ressaltando o trabalho dos 15 parlamentares da Casa. “Estamos trabalhando para que Monte Mor consiga mais verbas, mais emendas. Isso é benefício para o nosso município”, concluiu.

Na entrevista, Waltinho agradeceu ao deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB), que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$100 mil, para a manutenção das unidades de saúde de Monte Mor. E destacou o pedido feito recentemente ao deputado Chico Sardelli (PV), visando a obtenção de emenda de R$300 mil, que serão destinados à aquisição de equipamentos para a Guarda Civil Municipal (GCM).

O presidente Waltinho Assis – à esquerda, de camisa azul – sendo entrevistado pelo jornalista Rage, na Rádio PrimaO presidente Waltinho Assis – à esquerda, de camisa azul – sendo entrevistado pelo jornalista Rage, na Rádio Prima

Segurança Pública

Durante a entrevista, o presidente da Câmara também comentou o baixo efetivo das polícias Civil e Militar, em Monte Mor. Recentemente, os vereadores aprovaram, por unanimidade, moção de apelo que pede à secretaria estadual de Segurança a ampliação dos efetivos dessas polícias. Ofício do gabinete do vereador fez a mesma reivindicação. “A guarda faz um trabalho preventivo e ostensivo”, disse, elogiando o trabalho da corporação, que fica sobrecarregada.

Waltinho também comentou a lei 2035/2014, que dá mais segurança para mulheres, idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas acompanhadas de crianças de colo que trafegam de ônibus, entre 21h e 6h. Neste horário, os coletivos estão dispensados de obedecer aos lugares de parada obrigatória – ou seja, as pessoas podem desembarcar próximo a suas residências, evitando assim casos de violência, como furtos e roubos.

Outro assunto abordado na entrevista foi a precariedade da iluminação dos pontos de ônibus de Monte Mor. Waltinho disse que irá analisar a viabilidade de empresas poderem instalar a iluminação nestes espaços, de preferência a iluminação solar, e em contrapartida serem autorizadas a divulgar propagandas de seus estabelecimentos. O vereador também pretende idealizar campanhas visando a revitalização das avenidas de comércio do centro e também dos bairros, através de parceria com os comerciantes, o que também garantiria melhorias nos pontos de ônibus.

Outros assuntos

A preocupação com o meio ambiente também foi abordada na entrevista. Waltinho lembrou que está em vigor a lei municipal que permite aos moradores denunciarem o descarte irregular de lixo, em terrenos particulares ou públicos. “Peço à população que faça denúncia na prefeitura”, disse o vereador, lembrando que a preocupação com o meio ambiente deve ser de todos.

Questões do cenário político nacional também foram abordadas. Waltinho voltou a dizer que é contrário à reforma da previdência e às mudanças na legislação trabalhista em tramitação no Congresso Nacional. “Vamos lutar para que isso não seja aprovado”, afirmou, pedindo à população que cobre dos deputados e senadores uma postura contrária às reformas. O contato com os parlamentares pode ser feito através do envio de e-mails e de ligações telefônicas.

Waltinho também se mostrou preocupado com o desconhecimento das funções dos vereadores por parte da população. “A função do vereador, que é de fiscalizar e legislar, às vezes deixa de ser feita, por causa do dito assistencialismo, que não é função do vereador”, concluiu, afirmando que o Ministério Público encaminhou recente recomendação à Câmara, sobre estas vedações. De acordo com o presidente, a Câmara pretende realizar campanha educativa sobre este assunto.

Ouça a íntegra da entrevista:

 

Entrevista com o presidente Waltinho dá início à série da Rádio PrimaEntrevista com o presidente Waltinho dá início à série da Rádio Prima

Foto Lado a Lado