Através de ofício, Nelson Almeida denuncia Sabesp por descarte de esgoto sem tratamento em riacho

NelsonAlmeida 30.08.2021 02“Fui até o local e constatei. Um absurdo. Esgoto preto, água preta, cheia de espuma, sendo jogada no riacho”, disse Nelson AlmeidaO vereador Nelson Almeida (Solidariedade) recebeu denúncia de que a empresa Sabesp estaria despejando esgoto sem tratamento em um riacho que cruza a Fazenda dos Tempranos, em Monte Mor. Durante pronunciamento no plenário, na sessão ordinária desta segunda-feira (30), o parlamentar disse que confirmou a existência do problema, recentemente. “Fui até o local e constatei. Um absurdo. Esgoto preto, água preta, cheia de espuma, sendo jogada no riacho”, disse.

Nelson também afirmou que foi até a Estação de Tratamento da empresa, localizada no Jardim São Clemente, e verificou “esgoto sem tratamento saindo da tubulação”. Ele também informou que, em parceria com o vereador Paranhos (MDB), emitiu o Ofício 37/2021, do seu gabinete, “denunciando a Sabesp para os órgãos competentes, [incluindo a] Secretaria do Meio Ambiente, a Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo] e o DAEE [Departamento de Águas e Energia Elétrica]”.

“Vamos cobrar a Sabesp. E que isso nunca mais aconteça. Pois a gente paga o tratamento de esgoto, a população paga caro, e a própria empresa que cobra da população comete esse crime”, afirmou, ressaltando que se trata de uma “denúncia muito grave”. Em aparte ao discurso, Paranhos parabenizou a vistoria realizada por Nelson, e disse que o “descarte in natura de esgoto doméstico” configura crime, sendo de maior gravidade quando a acusada é a empresa responsável pelo próprio tratamento.