Bruno Leite pede Educação Física para ensino infantil e reajuste do auxílio-transporte de universitários

BrunoLeite 30.08.2021“Estudantes ganham pouco, vivem aquela vida no perrengue para estudar. E ainda tem que pagar o transporte”, reclamou Bruno LeiteTemáticas relacionadas à área da educação foram abordadas pelo vereador Bruno Leite (DEM), na sessão ordinária de segunda-feira (30). O parlamentar comentou a Indicação 475/2021, de sua autoria, que reivindica a retomada do “componente curricular de Educação Física para [a] educação infantil, fases 1 e 2, da rede pública”. A propositura foi lida no Expediente da sessão, e será enviada à prefeitura.

No pronunciamento, Bruno lembrou que, no passado, os alunos destas fases da educação infantil tinham acesso a profissionais de Educação Física, para ministrar os conteúdos - o que, “infelizmente, foi retirado pelo ex-governo”. “E era uma coisa muito boa”, afirmou o parlamentar, pedindo que o Poder Executivo atenda à sua solicitação.

“A medida se faz necessária, pois a atividade física desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental, da aptidão física e do desenvolvimento cognitivo das crianças”, diz o vereador, em trecho da Indicação apresentada. O documento também cita que, com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, ocorreu o aumento do sedentarismo.

TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Bruno também anunciou que irá protocolar Indicação relacionada ao Programa Municipal de Auxílio-Transporte para Estudantes Universitários (PAE), instituído pela Lei 1692/2013. O parlamentar defendeu a concessão da total gratuidade no transporte, ou, pelo menos, o reajuste do valor do auxílio concedido. “Estudantes ganham pouco, vivem aquela vida no perrengue para estudar. E ainda tem que pagar o transporte, que é um absurdo de caro”, afirmou. Segundo a Lei Municipal, os valores do auxílio-transporte variam de R$70 (para estudantes que estejam cursando instituições localizadas a até 50 km de Monte Mor) e R$125 (para distâncias maiores que 50 km). “É muito pouco esse valor”, disse.