Bruno Leite comenta problemas na linha 709: “empresa não cumpriu, não respeitou o ofício desta Casa”

BrunoLeite 12.07.2021 02Em discurso na sessão plenária, Bruno Leite negou que tenha atuado a favor da empresa de transporte intermunicipalO vereador Bruno Leite (DEM) negou nesta segunda-feira (12) que tenha atuado a favor da empresa de transporte intermunicipal, que vem sendo alvo de críticas constantes dos moradores após alterações na linha 709 (Monte Mor/Campinas). Em discurso na sessão ordinária da Câmara, o parlamentar disse que vem fazendo “o possível e o impossível”, visando melhorias no transporte público. “Lembrando que o responsável que pode cobrar ainda mais desta empresa é o Poder Executivo”, disse, no pronunciamento.

“Recebi quase 70 mensagens da população, revoltada com essa empresa de ônibus”, comentou Bruno, sobre as mudanças nas linhas que têm provocado reclamações dos usuários. Segundo ele, o vereador Nelson Almeida (Solidariedade) havia elaborado ofício - sobre o qual não tomou conhecimento prévio - no qual se manifestava contra a proposta de parada do coletivo no Terminal Geraldo Benini. E que, posteriormente, foi feita uma reunião entre a empresa e alguns outros vereadores.

Bruno disse que não esteve presente nesse encontro, que contou com a “base” do governo. E explicou que o presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB), elaborou ofício, que foi assinado por outros parlamentares, inclusive ele, sobre a temática. No documento, disse, é explicado que de fato ocorreria a mudança no trajeto, mas que a empresa teria se comprometido a, paralelamente, ampliar o número de linhas do 709, sem citar eventual retirada de circulação das outras linhas que atendem ao trecho.

Em aparte, Alexandre disse que o ofício à EMTU mencionava a necessidade de ampliação da frota da linha, que subiria de 19 para 43 horários, conforme promessa da Rápido Luxo. E que não autorizava, em momento algum, o fim da circulação do ônibus 708 - o que ocorreu posteriormente, e vem causando reclamações de superlotação, por exemplo, por parte dos usuários. “A empresa não cumpriu, ela não respeitou o ofício desta Casa”, concluiu Bruno, ressaltando que trabalha “em prol da sociedade”.