Em Moção aprovada, vereadores pedem que Estado forneça medicamentos contra a tuberculose

AlexandrePinheiro Moção 21.06.2021Alexandre Pinheiro, presidente da Câmara, é autor da propositura

WalDaFarmácia Moção 21.06.2021Moção é assinada, também, pela vereadora Wal da Farmácia

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (21), na sessão ordinária, a Moção 25/2021, de Apelo para que o Governo do Estado forneça medicamentos contra a tuberculose para a rede pública de saúde do município. De autoria do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Casa, e também assinada pela vereadora Wal da Farmácia (PSL), a propositura foi aprovada por unanimidade.

O documento cita que, no “momento atual de pandemia onde o cenário tornou-se crítico na área da saúde, devemos estar cientes [de] que outras enfermidades e doenças carecem de cuidados e atenção”. E destaca a importância do atendimento, pelo Governo do Estado, ao Plano de Eliminação da Tuberculose, já que a doença “continua sendo um importante problema de saúde pública mundial”.

“Famílias estavam nos procurando para falar a respeito disso. E o problema é que esse medicamento é exclusivamente fornecido pelo Governo do Estado. Então, por mais que a pessoa tenha recursos, ela não consegue comprar em lugar nenhum”, alegou Alexandre, antes da votação, defendendo que o Estado “não deixe faltar [o remédio] nas prateleiras das nossas farmácias dos nossos postos de saúde”.

INCIDÊNCIA

O parlamentar também comentou que existe uma família que precisa ser assistida com o medicamento, no Jardim Paulista, e que estava “temerosa por conta dessa doença, que ainda existe”. “Muitas pessoas não levam a sério [a enfermidade], e aí quando vão buscar um recurso de medicamento não encontram no posto de saúde, porque o Governo do Estado não forneceu”, criticou.

A Moção destaca que, no país, “são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose”, anualmente. “Essa é uma doença que está em evidência, ainda, no Brasil”, disse Alexandre, citando a demora na detecção da enfermidade e a  importância do fornecimento do remédio pelo Estado, já que a enfermidade é “altamente transmissível”.

TUBERCULOSE

Segundo o Ministério da Saúde, “a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas”. “Tem como principais sintomas emagrecimento acentuado, tosse com ou sem secreção por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, cansaço excessivo, falta de apetite, palidez e rouquidão”, diz a Fundação Oswaldo Cruz, salientando que a enfermidade é prevenida através da vacina BCG, “que previne somente a forma grave da doença”. “O contágio também pode ser evitado com tratamento e orientação dos infectados, além de melhorias nas condições de vida da população, já que a enfermidade está associada à pobreza e à má distribuição de renda”, completa a Fiocruz.