Em ofício enviado à Câmara, Secretaria de Segurança anuncia “trabalhos que estão sendo realizados” no município

estatísticas segurança políciacivilEstatísticas da Polícia Civil, anexadas ao ofício da Secretaria, informam dados relativos a roubo em Monte Mor05/03/2021 - Na sessão ordinária da última segunda-feira (1º), o presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB), solicitou que o líder do governo na Casa, vereador Professor Fio (PTB), fizesse a leitura de um ofício enviado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, ao Poder Legislativo. No documento, o titular da pasta, Ronaldo Tuim, que também é vice-prefeito, informa os “trabalhos que estão sendo realizados” no município; enumera ações já implantadas ou em andamento; e anexa as estatísticas de ocorrências atendidas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 (veja imagem ao lado).

Dentre as iniciativas já implementadas, o secretário cita: a aquisição de coletes balísticos para todos os componentes da corporação; a criação de mais uma equipe do Grupo de Patrulha Ambiental (GPA); e a criação do CEAMO, “para ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica”. O ofício também informa que estão sendo providenciadas, pela Secretaria, a compra de duas novas viaturas e de novas armas, além dos trâmites visando à contratação de 20 novos guardas civis municipais, em regime de urgência, “devido à precariedade do quadro atual da corporação”.

“Quero parabenizar o secretário de Segurança Pública”, disse o presidente Alexandre, destacando que o recebimento do ofício da Secretaria, direcionado à Presidência da Casa, coincide com o atendimento, pela Ouvidoria da Câmara, de uma manifestação que reclamava de assaltos ocorridos no município. “Acredito que esses dados [demonstrados nas estatísticas oficiais] sejam reais. Mas para que sejam melhores computados, eu gostaria que a população se atentasse e registrasse os Boletins de Ocorrência, para que esses dados fossem os mais reais possíveis”, complementou.

OUTRAS NOVIDADES

No ofício, o secretário Ronaldo Tuim também anuncia que estão sendo providenciadas: a calibração e validação pelo Inmetro do equipamento etilômetro (bafômetro), que estava “sem condições de uso desde agosto de 2020”; e que está em processo de implementação o Sistema Inteligente de Câmeras OCR, com verba da Agemcamp no valor de R$ 150 mil, “que estava disponível desde 2019”. Enumera, ainda, a regularização de dívidas da gestão anterior, num total de cerca de R$175, com pagamento de laudos psicológicos, uniformes da corporação, equipamentos e peças de viaturas.