No Parlamento Metropolitano, vereadores participam de reunião que cria Frente de Segurança Pública

Vereadores de Monte Mor estiveram presentes na reunião do ParlamentoVereadores de Monte Mor estiveram presentes na reunião do Parlamento08/05/2017 – A segunda reunião do ano do Parlamento Metropolitano da RMC, realizada na sexta-feira (5), em Americana, culminou com a criação da Frente Parlamentar da Segurança Pública. Participaram do encontro o presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT), que ocupa o cargo de 2º secretário do órgão colegiado, além dos vereadores Andrea Garcia (PDT), Eduardo Bispo (PSDB), Jesus Lopes (PR), Joaz (PSDB) e Zé Fernandes (PSDB).

A frente parlamentar pretende concentrar esforços sobre assuntos que permeiam a segurança pública dos 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em ações conjuntas e estruturadas, voltadas para atender os cidadãos desses municípios. A reunião de sexta-feira contou com a palestra do secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, que abordou as estratégias de segurança e monitoramento adotadas naquele município.

Os problemas comuns na segurança pública das cidades da região foram destaque. Pedindo intervenção do Parlamento Metropolitano na reivindicação por melhorias nas polícias Civil e Militar, junto ao governo do Estado, Waltinho Assis lembrou o baixo efetivo dessas corporações no município. “Em Monte Mor, hoje, é a Guarda Municipal que faz a maior parte do patrulhamento, do esquema preventivo e ostensivo”, afirmou.

O presidente da Câmara lembrou que o delegado da Polícia Civil responde por três municípios – Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor – o que causa uma sobrecarga de atividades. Em fevereiro, moção aprovada por unanimidade na Câmara pedia o envio de mais viaturas, homens bem preparados, aquisição de equipamentos de qualidade, melhores armamentos e o aumento do efetivo. “Temos que trabalhar no Parlamento, para que isso possa se concretizar”, afirmou.

A Frente Parlamentar de Segurança Pública será presidida pelo vereador Dr. Alfredo Ondas, presidente da Câmara de Americana, que também é delegado da Polícia Civil. A reunião de sexta-feira também contou com a presença de vereadores e presidentes das Câmaras da região, incluindo Hélio Ribeiro, de Indaiatuba, presidente do Parlamento; e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Cauê Macris.

Parlamento Metropolitano: Constituído para apoiar e reivindicar ações de interesse dos 20 municípios que compõem a RMC, o Parlamento Metropolitano visa promover a integração administrativa, econômica e social destes municípios, nos quais residem mais de 2,5 milhões de pessoas. A próxima reunião do órgão colegiado está marcada para o dia 2 de junho, na Câmara Municipal de Vinhedo.

Galeria de imagens:

Foto oficial do evento: presidentes das Câmaras da RMC e autoridades O plenário da Câmara de Americana sediou a reunião do Parlamento Waltinho Assis reivindicou melhorias para a segurança pública Waltinho Assis reivindicou melhorias para a segurança pública