Templos cumprem regras sanitárias e “acompanhamento espiritual” traz benefícios na pandemia, afirma Vanderlei Soares

VanderleiSoares 03.08.2020Vanderlei Soares salientou que 95% das entidades religiosas do município vêm cumprindo as regras sanitárias durante a pandemia10/08/2020 - “Com muita educação e respeito”, o vereador Vanderlei Soares (MDB) se dirigiu à Promotoria de Justiça de Monte Mor, na sessão remota desta segunda-feira (3), para discordar do despacho que culminou com a suspensão de cultos e missas em templos da cidade. O parlamentar salientou que 95% das entidades religiosas do município vêm cumprindo as regras sanitárias durante a pandemia da Covid-19 - ou seja, funcionando com 30% da capacidade, disponibilizando álcool em gel e exigindo o uso de máscara e do distanciamento social nos espaços. O funcionamento das entidades, que havia sido suspenso no dia 30 de julho, foi autorizado a partir da última terça-feira (4), conforme Decreto divulgado pela prefeitura.

No pronunciamento, cujo vídeo está disponível no YouTube, Vanderlei disse que participou de videoconferência com o prefeito de Monte Mor, Thiago Assis (MDB), a promotora de justiça e o prefeito de Elias Fausto - ocasião em que foram discutidos critérios de flexibilização dos comércios e templos. Posteriormente, em reunião da prefeitura, foram transmitidas as regras da nova fase, que vinham sendo cumpridas pela maior parte das igrejas. “Nós, cristão, precisamos de um momento para poder refletir e estarmos mais próximos a Deus”, afirmou o parlamentar, em defesa da reabertura dos tempos, autorizada no dia 4. Para ele, neste momento de pandemia e isolamento social, as igrejas podem, inclusive, trazer benefícios psicológicos às pessoas.

“A gente precisa de um acompanhamento espiritual. É muito importante nesse momento difícil”, afirmou, lembrando que Monte Mor foi uma das primeiras cidades da região a permitir a reabertura de templos e igrejas, desde que seguindo as normas sanitárias necessárias para a prevenção do novo coronavírus, conforme recomendado pelas autoridades de saúde. Vanderlei também destacou que, diferentemente do verificado em entidades religiosas, que seguem as regras, percebe-se a constante superlotação em ônibus, bares e supermercados. O parlamentar também esclareceu que a decisão de suspensão da reabertura de igrejas e templos, revertida nesta terça-feira, não partiu do prefeito e nem dos vereadores, mas de uma determinação judicial.

REGRAS

Segundo a prefeitura, com a nova liberação dos cultos e missas, as regras sanitárias devem continuar sendo adotadas pelas igrejas, como por exemplo a limitação em 30% da capacidade; a obrigatoriedade de espaçamento de uma pessoa a outra de, no mínimo, uma poltrona para frente e para trás (2 metros), e duas poltronas para os lados esquerdo e direito (2 metros); obrigatoriedade de utilização de máscaras de proteção, devendo a entidade religiosa proibir o ingresso de pessoas sem o equipamento, ou, alternativamente, fornecê-lo gratuitamente, devendo o mesmo ser descartado após a atividade. A íntegra das normas, divulgadas em Edição Extra do Diário Oficial Eletrônico do Município, está disponível neste link.