Bispo cita casos de dengue e incidência de escorpiões na cidade: “a maior defesa é a precaução”

EduardoBispo 06.07.2020O vereador Eduardo Bispo, durante discurso na sessão remota da Câmara: saúde pública em pauta09/07/2020 - Questões de saúde pública foram abordadas pelo vereador Eduardo Bispo (PSDB), durante discurso na sessão remota da Câmara, na segunda-feira (6). No pronunciamento, disponível neste link, o parlamentar comentou os 222 casos de dengue registrados na cidade, conforme boletim da prefeitura. Citou, ainda, a incidência de escorpiões verificada em bairros.

Sobre a dengue, Bispo voltou a defender a realização de operações cata-treco, visando eliminar focos do mosquito Aedes Aegypt. E fez um apelo ao prefeito, à Vigilância Sanitária e à Secretaria de Meio Ambiente, para que promovam tal operação, divulgando-a na internet e em carros de som. “Precisamos de uma ação urgente [...] Infelizmente os números só estão aumentando”.

No pronunciamento, o parlamentar também comentou que, após receber reclamações dos moradores do Cidade Jardim, sobre a alta incidência de escorpiões nas residências, enviou tal demanda à Vigilância Sanitária. Segundo Bispo, foi informado que esses animais estão se acostumando a viver em ambientes urbanos; daí a necessidade de prevenção.

Bispo informa que, conforme orientações da Vigilância Sanitária, é recomendada a aplicação do inseticida K- Othrine em todos os ralos das residências - sejam em pias, banheiros e até mesmo nas áreas externas das casas. Com isso, esclarece, evita-se a proliferação de baratas e demais insetos, que são alvo frequente dos escorpiões - animais que, conforme a Vigilância, podem invadir as residências mesmo quando as mesmas estão limpas.

Além disso, é recomendada a instalação de telas nos ralos e nas janelas, e a implantação de impedimentos físicos nas portas - principalmente nas que dão acesso às áreas externas do ambiente. “A barreira sanitária é primordial para a defesa contra os escorpiões”, afirmou, no discurso, lembrando ainda da importância de não se realizar descarte irregular de lixo - já que o acúmulo de sujeira e baratas também atrai os  escorpiões.

COVID-19

Bispo citou o Boletim 105, do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, que informava a existência de 324 casos positivos e de 14 óbitos registrados na cidade, em decorrência da doença, na segunda-feira [a última atualização informa que o número de mortos subiu para 17, em Monte Mor]. Citou, ainda, que naquela data o número de mortes no país ultrapassava 60 mil. “Essa marca é como se uma Monte Mor inteira deixasse de existir”.

O parlamentar voltou a manifestar solidariedade às famílias que perderam entes queridos. “Não são números. São pessoas que tiveram seus sonhos interrompidos”, afirmou, destacando a importância de se realizar a prevenção da doença, com a utilização de máscaras e álcool em gel e com o distanciamento social. Lembrou, ainda, que Monte Mor regrediu para a fase vermelha no Plano São Paulo, e precisou fechar os comércios, devido ao aumento do número de infectados.